Por Diário Motor
Em julho, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou oficialmente o e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico da marca no Brasil. O modelo, desenvolvido e produzido por aqui, teve seu primeiro lote de 200 unidades esgotado em menos de um mês.
Com a procura, a montadora resolveu desenvolver um inédito consórcio voltado para caminhões elétricos no Brasil. Segundo a VW, o objetivo é garantir uma maior facilidade para os clientes interessados em programar a aquisição do e-Delivery e tornar sua frota ainda mais eficiente, energeticamente falando.
De acordo com a Volks, as parcelas serão a partir de R$ 9.815 mensais sem juros, por 80 meses e com uma taxa de administração de 4% durante todo o contrato, inferior à média do mercado. Essa solução será operada pela Maggi exclusivamente para a montadora.
“O e-Delivery é nossa solução ao mercado para aqueles que buscam uma operação mais eficiente, não apenas do ponto de vista de custo, mas também de impacto ao meio ambiente. O retorno do investimento no veículo se dá num prazo estimado de cinco anos, graças às inúmeras economias conquistadas em manutenção e operação. Com o consórcio, damos um passo além e oferecemos mais uma facilidade para que possam adquiri-lo”, aponta Roberto Cortes, presidente da VWCO.
O início da negociação das cotas é imediato, conforme explica Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da montadora.
“Os interessados já devem procurar nosso time de vendas e concessionárias em todo o Brasil. Assim como no lançamento, nossa expectativa é bastante alta nessa movimentação, já que esgotamos o primeiro lote em apenas um mês do produto no mercado. O foco agora é naqueles que querem programar sua compra”.
O cliente não terá qualquer taxa de adesão e a primeira assembleia está prevista para ocorrer no início de 2022. O grupo ainda conta com quatro assembleias de até 16 contemplações nos primeiros 24 meses, com garantia de entrega da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O valor da parcela varia conforme o modelo. Há quatro opções disponíveis: o e-Delivery 11 e 14 toneladas, com seis ou três pacotes de baterias.
O e-Delivery 11 toneladas 4×2 vem equipado com motor que entrega 300kW (407 cavalos) e 219,2kgfm de torque, com suspensão pneumática de série e seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700kg e capacidade máxima de carga útil de 6.320kg.
Já o e-Delivery 14 toneladas 6×2 tem calibração para operações severas, o motor é o mesmo do 4×2. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para ainda mais economia na operação. Ele também pode ser equipado com seis ou três módulos de bateria. O peso bruto total é de 14.300kg, com capacidade máxima de carga útil de 9.055kg.