Por Diário Motor
Em mais um projeto audacioso, a Volvo instalará diversos pontos de recarga rápida em rodovias do país. No entanto, mais uma vez, a marca acha que o Brasil trata apenas de São Paulo. Dessa vez, outros estados até estão envolvidos, mas todos os pontos de carregamento estarão ligados à capital paulista. Além disso, a marca descontínua todas as versões híbridas do XC40.
O projeto, um dos maiores referente a eletromobilidade já anunciado no país (a Audi acaba de divulgar que também está investindo R$ 20 milhões na criação de pontos de recarga), criará 13 corredores elétricos, ligando São Paulo a outras três capitais, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), além de outras cidades do interior do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
“Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos. Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos”, afirma Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.
A sueca afirma que instalará carregadores rápidos nas principais rodovias do Brasil que ligam capitais e destinos importantes, dividido em cinco fases. Mas, por enquanto, apenas São Paulo será “conectada”, com a primeira fase começando no início 2022. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.
Segundo a Volvo, os pontos de recarga serão do tipo ultra rápido com 150kWh de capacidade. Este tipo de carregador permite carregar um veículo, como o XC40 Pure Electric, em menos de 40 minutos.
“Assim como os quase 1.000 eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. Além de estarem disponíveis a proprietários de diversos modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas. Queremos cada vez mais difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas”, garante João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
Focada na eletrificação de seus veículos desde 2017, com o lançamento do XC60 híbrido, a Volvo decidiu descontinuar todas as versões híbridas do XC40. A partir de 2022, a sueca comercializará apenas a configuração Pure Eletric do SUV compacto por aqui que, em breve, terá a companhia do, também 100% elétrico, C40.
“Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Estamos pegando nosso principal produto e transformando-o em apenas elétrico. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade. Quem vem para a Volvo vai encontrar o futuro agora”, aponta João Oliveira.