Por Diário Motor
Em 1979, a Volvo Buses iniciou a produção de chassis de ônibus no Brasil. Segundo a montadora, a planta brasileira da marca, em Curitiba (PR), desde então segue inovando, com ideias diferenciadas como o primeiro ônibus híbrido do país. Agora, a sueca comemora o importante número de 50 mil unidades fabricadas no país.
“A revolução que começou com o B58 inspirou a Volvo a lançar vários modelos rodoviários e urbanos, cada vez mais avançados em tecnologia e sempre com foco em segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente, valores fundamentais da nossa marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
De acordo com a montadora, atualmente, a unidade de Curitiba é referência global em eficiência e qualidade dentro do Grupo Volvo, com aprimorados conceitos de indústria 4.0.
“Nossos processos são altamente digitalizados, com uso intenso de dados, simulação e realidade virtual para desenvolvimento dos processos e das pessoas”, aponta Marcelo Bruel, gerente de produção de ônibus da Volvo no Brasil.
Iniciado a operação no Brasil em 1979, com o chassi B58, a montadora apresentou seu primeiro articulado já no ano seguinte, posicionando a marca como pioneira em sistemas de transporte de alta eficiência. Em 1986 ela inicia a produção de modelos rodoviários e em 1992 surge o primeiro biarticulado, utilizado para a expansão dos sistemas BRTs.