Volvo apresenta os B420R+ e B450R+, novos chassis de ônibus da marca

Os modelos rodoviários de longas distâncias vêm com a nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de aceleração inteligente
Volvo B420R+

Por Diário Motor

A Volvo apresenta os novos chassis de ônibus rodoviários de longas distâncias B420R+ e B450R+. Os modelos contam, entre outros, com a nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, que garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. 

Aprimoramento do sistema de segurança ativa, novas funcionalidades do app Volvo Bus Connect e condições especiais de financiamento pelo Banco Volvo completam o pacote de novidades dos dois chassis.

Os novos modelos são destinados para rotas extensas, que usam versões doble decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 cavalos e 450 cavalos.

Segundo a marca, o software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil. Chamada de “Aceleração Inteligente”, essa tecnologia proporciona redução expressiva no consumo de diesel, um dos mais importantes itens na planilha de custos do transportador. 

Outra novidade é a versão atualizada da transmissão I-Shift. De acordo com a sueca, o novo software permite trocas ainda mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto em marcha. Além disso, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. 

O dispositivo ganhou novo módulo de comando, além de nova bomba e injetores. As mudanças seguem um padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.

Os modelos estão ainda mais conectados, com novas funcionalidades no aplicativo Volvo Bus Connect, que ajuda o operador a gerir a frota. Remotamente é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta etc. 

Com esses dados, é possível implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O app é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.

Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem agora 50cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir. Os suecos contam também com tacógrafo digital, com menor custo de operação e memória interna de até sete dias de gravação.

Agora, os novos B420R+ e o B450R+ podem ter o sistema de segurança ativa (SSA) mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como “aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “aviso de mudança de faixa”, “sinal de alerta no para-brisa”, “piloto automático adaptativo” e “assento vibratório”. 

Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).

No lançamento, os transportadores que adquirirem os novos B420R+ e o B450R+ terão um suporte extra do Banco Volvo, com uma inédita linha de crédito com prazos de até 66 meses e carência de até seis meses, para começarem a pagar somente a partir de 2022.

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