Por Diário Motor
A Volvo é uma das montadoras que mais está apostando em veículos eletrificados. A sueca pretende que, já em 2025, 50% do volume global de vendas seja de modelos totalmente elétricos, com 100% da frota em 2030. Por aqui, ela eliminou do seu portfólio os modelos apenas a combustão e acaba de apresentar o segundo SUV 100% elétrico, o C40.
O ousado utilitário, o primeiro de perfil coupé da marca, está em pré-venda no Brasil por salgados R$ 419.950, mas apenas R$ 10 mil a mais que o irmão XC40 Pure Eletric. Inclusive, ambos utilizam a mesma configuração mecânica.
Assim como o XC40, o C40 conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, batizados de P8. Juntos, eles geram ótimos 408 cavalos e excelentes 67,3kgfm de torque, o que garante um zero a 100km/h em 4,7 segundos. A sueca afirma que o SUV coupé é capaz de rodar até 440 quilômetros com apenas uma carga das baterias.
O visual consegue chamar mais atenção do que a potência dos motores. Enquanto a dianteira é praticamente idêntica a do XC40, a traseira é única e totalmente diferenciada. Além do estilo coupé, o SUV conta com lanternas em LED, no mínimo, ousadas, descendo do teto, passando pela lateral e avançando pela tampa do porta-malas.
O C40 ainda conta com outros itens diferenciados. O aerofólio traseiro foi dividido em duas peças ao longo da tampa do porta-malas. Segundo a Volvo, o formato inovador contribui para a aerodinâmica, garantindo mais autonomia ao utilitário. Além disso, o C40 não utiliza couro natural, mas sim um material batizado de Nordico, criado pela montadora sueca.
O teto solar panorâmico também é um caso à parte, mais tecnológico, ele dispensa o uso da cortina de fechamento. De acordo com a marca, a peça utiliza um vidro escurecido com proteção UV e IR capaz de reduzir até 95% a entrada de luz e 80% da incidência de calor.
A Volvo não divulgou a lista de equipamentos do C40, mas imaginamos que ele venha com os mesmo itens do irmão, ou seja, deve contar com central multimídia By Google, chave sensorial, partida automática sem botão, porta-malas com função “hands-free”, ar-condicionado dual zone, painel de instrumentos 100% digital e carregador por indução.
Acompanhando o irmão, ele deve contar também com faróis full LED direcionais, assistentes de partida e descida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular, controles de tração e estabilidade, sete airbags e todos os sistemas auxiliares de condução consagrados da marca.