Por Diário Motor
A Toyota entrou para os Livros dos Recordes com o sedã Mirai. O modelo bateu a marca de distância mais longa de um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento ao percorrer 845 milhas, cerca de 1.360 quilômetros, após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA.
Recentemente selecionado pela Ward’s Automotive como vencedor do 10Best Engine & Propulsion Systems, o recorde do Toyota Mirai estabelece um novo marco de distância para veículos com emissão zero.
“Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração está estabelecendo recordes de distância. Estamos orgulhosos de sermos líderes nesta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio”, afirma Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.
De acordo com a marca, a tentativa de recorde oficial foi monitorada de perto pelo Guinness World Records, seguindo suas regras rígidas e procedimentos de documentação. Em sua jornada de 23 e 24 de agosto de 2021 com foco na eficiência, o Mirai registrou impressionantes 152 MPGe (milhas por galão equivalente) com água como única emissão.
Conduzida por Wayne Gerdes e co-pilotada por Bob Winger, a viagem de dois dias começou na segunda-feira, 23 de agosto de 2021, no Toyota Technical Center (TTC) em Gardena, Califórnia, lar do grupo de desenvolvimento de células de combustível da Toyota.
A dupla viajou para o sul, para San Ysidro, e depois para o norte, para Santa Bárbara, cruzando Santa Monica e a praia de Malibu ao longo da Pacific Coast Highway. Eles voltaram ao TTC naquela noite e registraram 473 milhas (761 quilômetros) com apenas duas trocas de motorista naquele dia.
No dia seguinte, 24 de agosto de 2021, consistiu em mais percursos locais, onde percorreram mais 372 milhas (cerca de 599 quilômetros) de tráfego matinal e vespertino na rodovia de San Diego entre Los Angeles e Orange County até que o Mirai não tivesse mais hidrogênio, chegando ao TTC com um total de 845 milhas (1.360 quilômetros) percorridas.
“Como jurado do Guinness há 10 anos, tive a oportunidade de testemunhar tentativas incríveis, incluindo vários feitos relacionados à distância. A jornada do Toyota Mirai sem a necessidade de reabastecimento mostra o poder da tecnologia elétrica de célula de combustível. Essa tecnologia e a engenhosidade do design da equipe da Toyota levaram a um momento histórico”, aponta Michael Empric, juiz do Livro dos Recordes.
Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento. O Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18 e 28ºC. Ele emitiu zero CO², enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO² na mesma distância.