Por Diário Motor
A Toyota apresenta a linha 2022 do SW4. O SUV grande passa a contar, agora como versão topo de gama, com a configuração Diamond e supera a incrível barreira dos R$ 400 mil (R$ 406.790, mais precisamente). Com atualizações no visual e na lista de equipamentos, ele parte de não menos aterrorizantes R$ 383.290, na opção de cinco lugares e R$ 389.790 na de sete.
Lançada pela primeira vez como versão especial em 2018, a Diamond se destacou por oferecer exclusividade ao portfólio do SW4. E, ouvindo os pedidos dos clientes, a marca resolveu adotar novamente a configuração, agora como versão definitiva.
A Diamond oferece acabamento diferenciado, com pegada mais esportiva, como pintura bicolor, novas rodas e sistema ótico, grade, pára-choques e luzes em LED redesenhados. No interior, um novo esquema de cores nos estofados e nas portas, assim como desenhos diferenciados nos relógios do velocímetro e tacômetro.
Em relação a lista de equipamentos, a topo de linha agrega carregador de celular sem fio, ar-condicionado de duas zonas automático e digital, além de abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés, câmera 360°, alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego e o Toyota Safety Sense com detecção de pedestres e ciclistas.
A Diamond ainda conta com central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, navegador por satélite, TV digital e duas portas USB aliado ao sistema de áudio premium da JBL.
O Toyota Safety Sense é composto pelo sistema de pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa e piloto automático adaptativo. Na parte da segurança, ele ainda conta com sete airbags, controles de estabilidade e de tração, auxiliares de descida e de partida em rampa e frenagem de emergência.
A opção de entrada, a SRX também ganha ar-condicionado dual zone, câmera 360° e alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego. Enquanto o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense também adiciona as duas novas funções de detecção de pedestres e ciclistas em seu sistema de pré-colisão frontal, seguindo o padrão da versão Diamond.
Ambas as versões são equipadas com o mesmo conjunto mecânico, com um motor 2.8 turbodiesel que gera 204 cavalos de potência e 50,9kgfm de torque, câmbio automático, direção hidráulica e tração 4×4 com bloqueio do diferencial.