TESTAMOS A NOVA FIAT STRADA COM MOTOR TURBO E VERSÃO TOPO DE GAMA

TESTAMOS A NOVA FIAT STRADA COM MOTOR TURBO E VERSÃO TOPO DE GAMA

A Strada Turbo chegou em 2023 com cinco versões de motorização e acabamento, da Freedom com motor 1 ponto 3 cambio manual por R$ 112.990 até a Ultra, topo de linha, 1 ponto zero, 3 cilindros turbo, 125 cavalos a gasolina, 130 a etanol, R$ 132.990 com cambio CVT.

A Fiat Strada ganhou motor mais potente e versões topo de linha que custam bem mais caro sem que isso resulte necessariamente em ampliar ainda mais a liderança que vem ocupando nos últimos anos como o veiculo mais vendido no país e líder disparado no segmento das picapes.

Fiat Strada com novo motor turbo

Há, entretanto, uma disputa de influências, mais até do que de mercado, com a picape Montana que a General Motors lançou para ocupar espaço que estava perdendo mas situando-a numa posição fora do confronto direto com a Strada mas buscando conquistar clientes imediatamente acima em tamanho, porte e potencia de motorização sem preencher integralmente o conceito de compacta-média como a Toro. Perdeu em ambos, para a própria Strada e para a Toro, mas vendeu 30 mil unidades no ano passado e a preços elevados para o padrão, obtendo boa lucratividade. A Montana no ano passado foi um bom negocio para a General Motors do Brasil.

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros

A Strada Turbo chegou em 2023 com cinco versões de motorização e acabamento, da Freedom com motor 1 ponto 3 cambio manual por R$ 112.990 até a Ultra, topo de linha, 1 ponto zero, 3 cilindros turbo, 125 cavalos a gasolina, 130 a etanol, R$ 132.990 com cambio CVT. E estragou esse jogo ganhando em preço, 20 mil reais em cada uma das versões e a versão turbo é mais rápida e econômica do que a Montana. Tudo bem que a picape da Chevrolet é 28 centímetros maior e tem 7 centímetros a mais de entre eixos mas a da Fiat tem maior capacidade de carga e de volume na caçamba. E o confronto é mais direto com a Toro.

O motor gera 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm com os dois combustíveis.

A verdade é que a comparação fez diferença em números de vendas, o ritmo da Montana que começou o ano acima de 3 mil unidades por mês, de junho em diante foi reduzindo até chegar a media em torno de 2.500 em dezembro. E em janeiro deste ano emplacou apenas 1.792 unidades. Os bons resultados da Strada 2023 com motor 1.0 turbo T200 são traduzidos diretamente não apenas no desempenho, mas também no consumo, um dos pontos de destaque sem exageros, mas efetivo, na versatilidade, vai bem nas atividades mais variadas e na eficiência de um motor turbo e potente acoplado ao cambio automático CVT. A picape, entretanto, fica devendo no espaço muito apertado para os passageiros do banco traseiro, no painel simples demais para um veículo deste porte e preço (é igual ao do Moby) e à Central Multimídia pequena demais, a Strada merece mais e maior.

acabamento interno da Strada Ultra

Ficha técnica – Fiat Strada Ultra Cabine Dupla Turbo 200

Flex CVT
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5 : 1
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm
Torque: 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: Quatro por cilindro, com sistema
eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Injeção: direta
Combustível: Gasolina/Etanol

Transmissão
Câmbio automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas

Emuladas no modo Manual – Variável no modo Automático
Relações de transmissão:
1ª: 2,270
2ª: 1,600
3ª: 1,200
4ª: 0,940
5ª: 0,740
6ª: 0,580
7ª: 0,460
Ré: Entre 2,604 e 0,416
Diferencial: 5,698
Tração: Dianteira, com juntas homocinéticas

Sistema de freios
Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de
284 x 22 mm)
Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9″)

Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais

Direção
Assistência: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m

Rodas
Medidas: 16 X 6,0J ET40 (em liga-leve)
Pneus: 205/55 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.251 kg
Capacidade de carga: 650 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.448 mm
Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 185 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 29º
Tanque de combustível: 55 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm
Largura máxima da caçamba: 1.310 mm
Altura máxima da caçamba: 605 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros

Performance
0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
Estrada: 13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol)