Por Diário Motor
A Stellantis, fusão dos grupos Fiat Chrysler e Peugeot Citroën, firma acordo de parceria com a Vulcan Energy Resources, empresa australiana que visa produzir energia geotérmica renovável e hidróxido de lítio a partir de salmoura profunda, para o fornecimento do hidróxido de lítio para baterias dos veículos eletrificados do grupo ítalo-franco-americano.
O contrato de fornecimento da Vulcan faz parte da estratégia de eletrificação da Stellantis e visa garantir a disponibilidade adequada das principais matérias-primas para baterias de veículos eletrificados.
A Stellantis planeja investir mais de 30 bilhões de euros (R$ 192 bilhões) até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software, enquanto almeja continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria em relação ao Capex total e gastos com P&D versus receitas. O contrato de cinco anos prevê que as entregas comecem em 2026.
“Estamos avançando na estratégia de eletrificação com velocidade e potência. Esta parceria é mais uma prova de que temos espírito competitivo para cumprir nossos compromissos. Mobilidade segura, limpa e com liberdade de acesso representa uma forte expectativa de nossas sociedades e estamos empenhados em cumprir com esse assunto”, afirma Michelle Wen, diretora de compras e cadeia de suprimentos da Stellantis.
O grupo ítalo-franco-americano acredita que até 2030, mais de 70% de suas vendas na Europa e mais de 40% nos Estados Unidos serão de veículos de baixa emissão. Cada uma das 14 marcas de automóveis da empresa estão comprometidas em oferecer as melhores soluções de classe totalmente eletrificadas.
A Vulcan detêm o projeto “Zero Carbon Lithium”, no Vale do Alto Reno na Alemanha, e usa energia geotérmica na produção de hidróxido de lítio com qualidade para a utilização em baterias a partir da salmoura, sem o emprego de combustíveis fósseis e uso mínimo de água, reduzindo a geração de carbono na cadeia de suprimento de metais de bateria.
“O acordo definitivo de venda com a Stellantis se alinha com nossa missão de descarbonizar a bateria de íon de lítio e a cadeia de suprimentos de veículos elétricos. O projeto também pretende reduzir a distância de transporte de produtos químicos de lítio para a Europa. Esperamos um relacionamento longo e produtivo entre Vulcan e Stellantis, enquanto trabalhamos para alcançar nossas ambições compartilhadas de sustentabilidade e descarbonização”, aponta o Dr. Francis Wedin, diretor executivo da Vulcan.
A Vulcan fornecerá à Stellantis um mínimo de 81 mil e um máximo de 99 mil toneladas de hidróxido de lítio durante o prazo de cinco anos do contrato. No entanto, o fornecimento está sujeito ao início bem-sucedido da operação comercial nas instalações da Vulcan e à qualificação total do produto.