O sucesso do Festival Interlagos que se encerrou domingo em São Paulo dá a medida do valor crescente do mercado de motocicletas no Brasil, ano passado foram emplacadas 1 milhão e 500 mil motos, há vários anos que o mercado só cresce no padrão de dois dígitos apesar do domínio absoluto de Honda e Yamaha, Honda, 72 por cento, Yamaha, 18 por cento, as duas fecham 90 por cento do mercado nacional.
O que estimula é a concorrência de 15 marcas, cada uma procurando seu pedaço de mercado e o atingindo com seus produtos. Marcas pouco mais do desconhecidas, Shineray e Mottu, faturaram juntas no ano passado quase 60 mil motos, a BMW com fábrica em Manaus 14 mil, Royal Enfield, 12.500, Triumph, 6.500. Sem esquecer a Harley que, com quase 2 mil motos emplacadas, dá excepcional volume financeiro em razão do alto valor agregado de seus produtos.
Royal Enfield
Royal Enfield com presença destacada no Festival Interlagos 2024 apresentando a Shotgun 650 ainda em fase de homologação e pra chegar não tão cedo assim, o preço não foi sequer divulgado.
Lançada no final do ano passado, a Shotgun 650 é a quarta moto que a Royal Enfield cria a partir da plataforma bicilíndrica de 650 cc, chegará com um design mais atual mas praticamente com os mesmos equipamentos da Super Meteor 650.
Na parte mecânica, motor bicilíndrico paralelo de 649 cc, refrigerado a ar, câmbio de seis marchas, 47 cv de potência e 5,33 mkgf de torque máximo. A diferença são as pedaleiras centralizadas e o guidão reto, o painel de instrumentos que mescla um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital, além do navegador Tripper Navigation com Bluetooth e entrada USB.