Se você é fã de automobilismo de verdade não perdeu o filme Ford x Ferrari que passou nos cinemas contando a historia nem tanto da luta entre as duas empresas mas se referindo mais a própria figura de Carrol Shelby, um cara notável que construiu carreira e nome a custa de carros de alta performance.
É da autoria dele um dos mais icônicos muscle cars de todos os tempos, o Shelby Cobra, criado em 1966 tendo como base um roadster Ac Cobra inglês que ele trouxe da Inglaterra. A historia do motor começa na General Motors a quem Shelby se dirigiu para comprar um motor forte. Mas qualquer concorrência ao Corvette era mal vista e ele foi mandado embora. Foi à Ford que procurava um concorrente para o próprio Chevrolet Corvete, modelo que reinava sozinho como o único norte-americano com jeito esportivo; A Ford tinha projetado e construído um novo motor, batizado de Windsor, 3.6 litros, V8, com bloco compacto de ferro , 289 centimetros cubicos de volume, e ofereceu-o a Carrol que topou. Era o que faltava para surgir um verdadeiro carro de corrida com as bases que viriam a ser conhecidas mais tarde nos muscle cars: motor V8, tração traseira, carroceria relativamente leve e de duas portas (podendo haver variações mais compactas ou completas), preço acessível e ser desenvolvido para drag racing, mas mantendo-se dentro da legalidade para ser dirigido nas ruas.
Mais tarde, já bem sucedido, o Shelby Cobra recebeu o motor 427, este numero também referente ao volume, 427 centimetros cúbicos, uma maquina enorme, 7 litros, 450 cv e mais de 600 Nm (Newton Metro) de torque. Para um carro leve, parecia ser demais. aceleração de 0 a 60 milhas por hora (96 Km/h) de 4 segundos e o sprint de 0 a 100 milhas por hora (160 Km/h) em apenas 10,3 segundos. Mas Shelby ficou feliz, mesmo ciente que o carro era perigoso para amadores mal preparados. Foram produzidos apenas 348 entre 1965 e 1967, a maioria, 260, como carros de rua. E tão extraordinários e exclusivos que valem fortunas até hoje. Um Shelby Cobra 427 1966 foi vendido em 2021 por quase 6 milhoes de dólares.