No último ano, contando desde outubro de 2020, o preço médio da gasolina no Brasil subiu 40%, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O valor há 12 meses era de R$ 4,35, chegando em R$ 6,09 neste mês, mas com máximo de R$ 7,17, dependendo da região.
Para se ter uma ideia, o preço do litro do combustível mais utilizado no Brasil é cerca de 45% maior que nos Estados Unidos. Além disso, temos o terceiro valor mais alto de toda a América Latina, atrás apenas do Chile e do Uruguai.
Com os valores cada vez mais altos, a ida aos postos fica mais cara a cada momento. Pensando no valor atual valor médio, para encher um tanque de 50 litros são necessários R$ 304,50. Há um ano, era preciso quase R$ 100 a menos, com R$ 217,50 o motorista colocava os mesmos 50 litros de gasolina.
Sem uma possibilidade de uma grande queda, mesmo com a Câmara dos Deputados aprovando uma redução no ICMS dos combustíveis — que ainda precisa ser aprovado no Senado e sancionado pelo presidente –, é preciso pensar bem na hora de comprar um veículo zero, buscando os modelos mais econômicos.
Com isso, verificamos junto ao selo Conpet do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os veículos 0km mais econômicos à venda no Brasil. Selecionamos apenas modelos à combustão, contabilizando os dados de consumo com gasolina na cidade. Nos casos de empate, foi utilizado o número na estrada. Confira o Top10.
10º → Volkswagen Gol → 13,3km/l (14,4)
9º → Hyundai HB20 → 13,3km/l (14,9)
8º → Volkswagen Voyage → 13,4km/l
7º → Renault Logan → 13,6km/l
6º → Fiat Mobi → 13,7km/l (15,3)
5º → Hyundai HB20S → 13,7km/l (15,7)
4º → Fiat Argo → 13,9km/l (15,1)
3º → Chevrolet Onix → 13,9km/l (16,7)
2º → Chevrolet Onix Plus → 14,3km/l
1º → Renault Kwid → 14,9km/l