Por Diário Motor
A Rolls-Royce anuncia o Spectre, o primeiro veículo 100% elétrico da montadora de luxo britânica. O modelo, com previsão de chegar ao mercado global no fim de 2023, iniciará os testes de rodagem em vias públicas.
Segundo a marca, o anúncio é o mais importante da história da empresa em mais de 117 anos de existência. Ela afirma que o novo produto elevará a revolução elétrica automotiva e criar o primeiro produto de superluxo em seu segmento. Além disso, o modelo não é um protótipo, mas sim um veículo real.
De certa forma, o Spectre faz parte de uma profecia de Charles Rolls, um dos fundadores da montadora inglesa. Em abril de 1900, ele testou um “precoce” carro elétrico chamado de Columbia e considerou esta alternativa como a ideal.
“O automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento, ao menos por muitos anos”, disse Rolls há época.
Como de costume nos últimos tempos, o nome do novo veículo remete ao sobrenatural. “Decidimos por um nome que fosse forte e evocativo assim como os demais modelos que tão perfeitamente nos serviram como Phantom, Ghost e Wraith. É um nome que se ajusta perfeitamente ao entorno etéreo e consagrado onde estão nossos produtos e que foi reservado especialmente para este momento”, conta Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce.