Por Diário Motor
A Renault apresenta o primeiro facelift de meio de vida do Kwid. O hatch supercompacto chega à linha 2023 – sim, ainda em janeiro de 2022 – com visual renovado, novos equipamentos e preço terrivelmente atualizado para cima.
O ainda modelo mais barato – ou menos caro – à venda no Brasil, parte de insanos R$ 59.890 na versão mais básica a Zen, chegando a impressionantes R$ 67.690 na opção topo de linha, a Outsider. A intermediária Intense sai por R$ 64.190.
Para se ter uma ideia, no nosso último levantamento dos veículos mais baratos do país, realizado em agosto de 2021, ele partia de R$ 47.690, ou seja, subiu 25,5% em menos de seis meses. Sem falar no preço da época do lançamento, no fim de 2017, por R$ 29.990, ou seja, quase dobrou em quatro anos e meio.
Visualmente falando, o hatch mudou bastante. A dianteira foi toda redesenhada, com novos para-choques, grade (que pode ser cromada ou cinza), faróis e a inédita luz de circulação diurna em LED. Na traseira, as lanternas passam a ser de LED e o para-choque tem novo desenho. Além disso, ele passa a contar com opção de teto biton.
Por dentro, as mudanças também foram generosas. O painel de instrumentos passa a contar com um display digital. A cabine ganha novos acabamentos em cromados e em preto brilhante ou cinza. A central multimídia recebe uma nova tela de oito polegadas, alinhada com outros modelos da marca.
Apesar de ser um supercompacto, ele mantém uma boa relação dos números de tamanhos, como a altura do solo de 185mm e os ângulos de entrada (24,1°) e de saída (41,7°). O porta-malas é de 290 litros, maior que o principal concorrente.
O Kwid mantém o motor 1.0 SCe, mas com uma pequena recalibração. Agora, ele gera 71 e 68 cavalos com etanol e gasolina. O torque é de 10 e 9,4kgfm respectivamente. O câmbio manual é de cinco velocidades aliado a direção elétrica. Segundo a Renault, os dados de consumo melhoraram 5% com etanol (10,8km/l) e 3% com gasolina (15,3km/), no ciclo urbano.
Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível foram a adoção do sistema ESM de regeneração de energia, de monitoramento da pressão dos pneus, além de compostos “verdes”, que têm 20% a menos de resistência de rolagem.
Desde o lançamento, em 2017, o Kwid conta com quatro airbags de série. Agora, ele passa a ter também controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.
De série, a além dos itens de segurança, a Zen (R$ 59.890) vem com ar-condicionado, luz de circulação diurna em LED, start & stop, painel de instrumentos com display digital, rádio Continental bluetooth com dois alto-falantes e vidros elétricos apenas na dianteira.
A intermediária Intense (R$ 64.190) acrescenta a central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay, lanternas em LED, câmera de ré, retrovisores elétricos, calotas biton, chave tipo canivete e maçanetas externas na cor da carroceria.
Já a topo de linha, a Outsider (R$ 67.690) agrega barras de teto, molduras de proteção lateral, skis frontais e traseiros, bancos exclusivos com detalhes em verde e rodas de liga leve diamantadas de 14 polegadas biton.