Por Diário Motor
A Renault – seguindo a maluquice de lançar a linha 2023 ainda no início de 2022 – apresenta o Duster 2023. A principal novidade do utilitário compacto é a adoção da motorização turbinada, com a caixa 1.3 turbo, a mesma do Captur.
Ao contrário do irmão, o Duster contará com o novíssimo motor apenas na versão topo de linha, que custará salgados R$ 135.590, mas que ainda é R$ 20 mil a menos que o Captur Iconic e seus insanos R$ 155.290. As demais configurações do Duster mantém o propulsor 1.6 aspirado, partindo de R$ 99.990 na opção de entrada, a Zen.
Dessa forma, o Duster passa a ser oferecido em cinco configurações baseado em três versões. A de entrada é a Zen (R$ 99.990), seguida da Zen CVT (R$ 108.090), a intermediária Intense CVT (R$ 115.190), a topo de linha Iconic CVT (R$ 122.090) e a novíssima Iconic TCe 1.3 (R$ 135.590).
Além do novo motor, o utilitário ganha mudanças pontuais, com adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto nas versões Intense e Iconic. A topo de linha passa a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.
O novo propulsor foi desenvolvido pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Mercedes-Benz, sendo utilizado por todas as marcas nas mais diferentes configurações. No Brasil, a francesa aplicou a tecnologia flex, o que faz o motor gerar ótimos 170 cavalos com etanol e 162 com gasolina, o torque é de excelentes 27,5kgmf, um dos mais fortes da categoria.
Aliado a transmissão automática CVT, a caixa de força é capaz de levar o utilitário do zero aos 100km/l em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 190km/l. Segundo a Renault, ele garantiu nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro, com média de 16,1km/l na cidade e 13,9km/l na cidade com gasolina e 11,7km/l e 9,9km/l com etanol.
O motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7, melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cavalos e torque de 16,2kgfm.
Em relação a lista de equipamentos, a versão de entrada, a Zen, é bem básica. Ela vem com ar-condicionado, faróis com assinatura LED, vidros e travas elétricas, Start&Stop, banco do motorista com regulagem de altura e traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço, rádio 2DIN com quatro alto-falantes e chave canivete. A Zen CVT acrescenta o câmbio automático e ponteira do escapamento cromada.
A intermediária Intense ganha grade dianteira cromada, ar-condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante em couro, central multimídia com tela de oito polegadas, sensor de estacionamento, câmera de ré e piloto automático.
A Iconic, topo de linha, agrega sistema com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão sensorial, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço. A Iconic TCe recebe o motor 1.3 turbo e a transmissão automática CVT com oito marchas virtuais.