Por Diário Motor
No início do mês, a Toyota surpreendeu ao apresentar as linhas 2023 da família Corolla e do Yaris. Mas não é só a japonesa que anda surtando na questão das datas ao lançar novidades com quase um ano de antecedência, a Renault também entrou na “onda errada”.
Após apresentar a versão 2023 do Kwid, a francesa lança a linha do ano que vem da família Master. Ou seja, os furgões grandes que forem vendidos já agora, em janeiro de 2022, terão como ano/modelo 2023. Não espantaria se, no final do ano, ela lançasse as versões de 2024.
O modelo chega renovado, com novo design frontal que reforça a identidade visual da marca, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração do motor 2.3 dCi turbo, 24% mais econômico e com mais desempenho, além de mais tecnologia para segurança e conforto.
O Master 2023 chega ao mercado nas opções Furgão, Chassis, Vitré e Minibus e com três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo. Agora, o vão livre da porta lateral mede 127mm, o que permite o embarque de um pallet.
Uma das principais novidades do utilitário é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo. O propulsor gera 136 cavalos, seis a mais que o anterior, e 36,7kgfm de torque, 5,9kgfm a mais, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Segundo a Renault, ele ficou 30% mais econômico no uso urbano e 24% no combinado, marcando 10,4km/l no ciclo urbano.
A Renault também melhorou a lista de equipamentos de segurança do modelo. De série, ele conta com controles de tração, estabilidade e adaptativo de carga, auxiliar de partida em rampas, sistema anti-capotamento, assistentes de tração de reboque e de aderência prolongada em partida, freios ABS com auxílio à frenagem de urgência, sistema estabilizador de vento lateral e luz de circulação diurna.
O Master Furgão possui três opções de entre-eixos entre 3.182mm e 4.332mm, e duas de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1.800mm de altura (na versão com teto H2) e até 3.700mm de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8m³ (L1H1) até 13m³ (L3H2).
A versão Vitré traz vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198mm e 2.492mm de altura. A configuração Chassis não necessita de habilitação especial para condução, não possui limitações de rodagem em perímetro urbano e tem capacidade máxima de carga de 1.740kg e pode receber implementos de até 18m³.
Por fim, o Master Minibus conta com 16 lugares, acabamento de alta qualidade, interior espaçoso, porta-malas de mil litros, sistema de ar-condicionado com dutos laterais permitindo a correta climatização dos passageiros e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.
A versão Chassis (R$ 187.600) conta com ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos, airbag duplo e os novos itens de segurança.
O Furgão conta com três configurações: L1 H1 (R$ 207.900), Gran Furgão L2 H2 (R$ 216.000) e Extra Furgão L3 H2 (R$ 221.000). Ele acrescenta ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga aos mesmos itens presentes na Chassis.
A Vitré (R$ 225.600) ganha ar-condicionado com saída para a traseira. Por fim, a Minibus Executive (R$ 281.300) recebe tacógrafo digital, bancos reclináveis para 15 passageiros com cintos de segurança individuais.