A Ram Rampage foi lançada no mercado brasileiro em junho de 2023, nas concessionárias em agosto, produto concebido, projetado e produzido na unidade de Goiana, norte de Pernambuco e carregando uma enorme lista que faziam dela a novidade mais importante do segmento dos últimos anos.
A começar pelo tamanho, menor do que as médias, maior do que as compactas, um porte mais adequado às ruas sem perder nas estradas, nestas aparecia o motor 2.0 turbodiesel 170 cavalos, 35,7 kgfm de torque, que fazia dela a RAM mais rápida e a 2ª mais veloz do mercado, perdendo apenas para a Ford Raptor com proposta comercial e preço totalmente fora de comparação.
A verdade é que a Ram Rampage chegou com um nível de equipamentos, um nível de acabamento e um desempenho que imediatamente se revelaram vencedores, 8.637 emplacamentos nos 3 primeiros meses efetivos de vendas, 23.624 em 2024 e 3.440 nos dois primeiros meses de 2025.
Com sucesso de crítica e excepcional desempenho comercial porquê um novo motor apenas 18 meses depois do lançamento? Justificativa rigorosamente técnica, ambiental, o motor 2 ponto zero turbodiesel deixou de atender aos requisitos do Proconve L8 e foi substituído, não apenas na Rampage mas também nos outros modelos da Stellantis que o utilizavam, Fiat Toro e Jeep Commander.
Todos eles passaram a dispor de um propulsor mais potente de maior torque, 200 cavalos e 45,9 kgfm, mais moderno, sistema de injeção mais eficiente e inteligente, turbo de geometria variável e coletor de admissão variável, melhor em desempenho e com menor consumo de combustível, tecnicamente adequado ao câmbio automático de nove marchas e à tração integral.
E ao adotar diferencial alongado em 14% permitiu a redução do regime de rotações do motor com redução equivalente de consumo de combustível e de nível de ruído. Números, 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, máxima de 196 km/h, consumo na cidade: 10,6 km/l, na estrada, 13,3 km/l de diesel.
Não muda nada exceto debaixo do capô mas muda muito para o motorista que passa a perceber torque maior já a 1.500 rpm ao acelerar no semáforo, ou retomar na estrada na ultrapassagem, fica mais gostoso dirigir.
Estabilidade é um caso típico da Fiat dos tempos de Claudio DeMaria, limite que equilibra aderência e segurança nas curvas com suavidade e conforto, herança que a engenharia da Stellantis aprendeu e repetiu, multilink de verdade na traseira, mcpherson à frente, mas percebe-se a ligeira vibração dos pneus de uso misto.
A Ram Rampage já era uma agradável novidade de conceito e de mercado, melhorou com o novo motor 2.2 e tende a vender ainda mais pelos $ 259.990 reais desta versão testada, a Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, para desconforto da concorrência. Mas a verdade é que quem faz faz bem feito. Ou, se não sabe, que fique quieto.