Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, para desconforto da concorrência

Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, para desconforto da concorrência

Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, para desconforto da concorrência. Mas a verdade é que quem faz faz bem feito. Ou, se não sabe, que fique quieto.

A Ram Rampage foi lançada no mercado brasileiro em junho de 2023, nas concessionárias em agosto, produto concebido, projetado e produzido na unidade de Goiana, norte de Pernambuco e carregando uma enorme lista que faziam dela a novidade mais importante do segmento dos últimos anos.

 

A começar pelo tamanho, menor do que as médias, maior do que as compactas, um porte mais adequado às ruas sem perder nas estradas, nestas aparecia o motor 2.0 turbodiesel 170 cavalos, 35,7 kgfm de torque, que fazia dela a RAM mais rápida e a 2ª mais veloz do mercado, perdendo apenas para a Ford Raptor com  proposta comercial e preço totalmente fora de comparação.

 

A verdade é que a Ram Rampage chegou com um nível de equipamentos, um nível de acabamento e um desempenho que imediatamente se revelaram vencedores, 8.637 emplacamentos nos 3 primeiros meses efetivos de vendas, 23.624 em 2024 e 3.440 nos dois primeiros meses de 2025.

Com sucesso de crítica e excepcional desempenho comercial porquê um novo motor apenas 18 meses depois do lançamento? Justificativa rigorosamente técnica, ambiental, o motor 2 ponto zero turbodiesel deixou de atender aos requisitos do Proconve L8 e foi substituído, não apenas na Rampage mas também nos outros modelos da Stellantis que o utilizavam, Fiat Toro e Jeep Commander.

 

Todos eles passaram a dispor de um propulsor mais potente de maior torque, 200 cavalos e 45,9 kgfm, mais moderno, sistema de injeção mais eficiente e inteligente, turbo de geometria variável e coletor de admissão variável, melhor em desempenho e com menor consumo de combustível, tecnicamente adequado ao câmbio automático de nove marchas e à tração integral.

 

E ao adotar diferencial alongado em 14% permitiu a redução do regime de rotações do motor com redução equivalente de consumo de combustível e de nível de ruído. Números, 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, máxima de 196 km/h, consumo na cidade: 10,6 km/l, na estrada, 13,3 km/l de diesel.

Não muda nada exceto debaixo do capô mas muda muito para o motorista que passa a perceber torque maior já a 1.500 rpm ao acelerar no semáforo, ou retomar na estrada na ultrapassagem, fica mais gostoso dirigir.

 

Estabilidade é um caso típico da Fiat dos tempos de Claudio DeMaria, limite que equilibra aderência e segurança nas curvas com suavidade e conforto, herança que a engenharia da Stellantis aprendeu e repetiu, multilink de verdade na traseira, mcpherson à frente, mas percebe-se a ligeira vibração dos pneus de uso misto.

 

A Ram Rampage já era uma agradável novidade de conceito e de mercado, melhorou com o novo motor 2.2 e tende a vender ainda mais pelos $ 259.990 reais desta versão testada, a Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, para desconforto da concorrência. Mas a verdade é que quem faz faz bem feito. Ou, se não sabe, que fique quieto.