Sertões 2024 de 23 a 31 deste mês com base técnica e esportiva em Brasília, uma série de laços que vão e voltam numa modalidade criada para reduzir os custos de participação. Mas na categoria Carros os custos são sempre elevados porque está em jogo o prestigio de vencer o Sertões, uma das competições off road mais afamadas do mundo.
São máquinas de última geração; pilotos e navegadores de destaque internacional, nada menos que oito títulos da modalidade estarão em ação, confirmando o nível técnico elevado da 32ª edição do maior rally das Américas. Começa com os atuais campeões Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, que trocaram de carro para defender a conquista de 2023. Depois de vencerem com o Buggy Century CR6 4×2, desta vez estarão com o Century CR7, projetado e desenvolvido para o regulamento da principal categoria do Rally raid, a Ultimate T1+. Com a mesma motorização do antecessor, o modelo construído na África do Sul fez sua estreia no último Dakar e impressiona pelas dimensões. Apesar do pouco tempo de testes, a expectativa é por um ótimo desempenho nas especiais.
Por falar em vitórias no Sertões, o recordista delas no Sertões BRB não só está inscrito, como percorre na edição 2024 os primeiros quilômetros de um projeto inédito. Guilherme Spinelli, o Guiga, desenvolveu com sua estrutura (Spinelli Racing) e a Mitsubishi um protótipo Ultimate T1+ totalmente projetado e construído no Brasil. A Triton Ultimate Racing foi pensada para brigar por vitórias nas principais provas da modalidade. Se o discurso é de que a participação desse ano será o primeiro grande passo na evolução do modelo, Guiga e o português Paulo Fiúza têm talento e experiência de sobra para andar na frente.
A novidade no regulamento no Sertões 2024 é a inversão do posicionamento de largada para os primeiros carros, seguindo o que vem sendo feito no Mundial FIA. Anteriormente, após a partida de todas as motos para cada especial, vinham os UTVs e, só então as categorias dos carros. O que podia gerar situações mais difíceis envolvendo as ultrapassagens dos UTVs mais lentos. A partir deste ano, concluída a saída dos pilotos das duas rodas, partem os carros mais rápidos (com o tempo de até 107% do registrado pelo vencedor da véspera), para então seguirem os UTVs e os demais carros.
O Rally é uma modalidade de automobilismo que permite várias alternativas desde a competição de velocidade pura, de altíssima performance até simples competições que envolvem apenas relacionamento social e de grupos.
É o caso dos rallies para carros clássicos, antigos e de coleção, que já têm pelo menos três datas para colocar na agenda do próximo ano. O MG Club do Brasil já definiu seu calendário de provas para 2025, com as mesmas competições dos últimos anos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Rally do MGClub do Brasil e Rally de Campos do Jordão.
O primeiro Rally do MG Club Brasil em 2025 será o 115° do clube: a tradicional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, em sua11ª edição, de 21 a 25 de maio. Em 20 de setembro, acontecerá o Rally do MG Club, prova que desde 2022 é válida como etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade Histórica da Federação Brasileira de Veículos Antigos. Outra prova tradicional, o Rally de Campos do Jordão, encerra a temporada de provas do MG Club do Brasil