Por Diário Motor
A Fiat apresenta a linha 2023 do Mobi. No entanto, a grande novidade do supercompacto não é algo adicionado diretamente ao hatch, mas sim como um pacote extra. A partir de agora, ele contará, como opcional, com controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP) e auxiliar de partida em rampa.
Ou seja, mesmo partindo de salgados R$ 61.990 na opção de entrada, a Like, é necessário desembolsar mais R$ 700 com o Pack Safety para ter os itens. Na topo de linha (R$ 64.990), o kit opcional custa o mesmo valor. A dúvida fica do por que a Fiat não colocou logo os equipamentos como itens de série, afinal, o hatch já custa mais de R$ 60 mil.
Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda da direção do veículo. Quando isso acontece, o ESC + ASR atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do veículo mesmo em condições mais diversas.
Vinculado ao ESC, o assistente de partida em rampa facilita saídas em semáforos mesmo nas ruas mais íngremes. Ao detectar que o veículo está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal é solto. Isso permite que o condutor retome a marcha do carro com mais facilidade, sem risco de o carro descer.
As duas versões vêm de série com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos dianteiros e sensor de pressão dos pneus. A Like ainda conta com o Pack Multimídia Plus (R$ 3.500) que acrescenta central multimídia com tela de sete polegadas e conexão sem fio com smartphones, volante multifuncional e porta USB.
A Trekking vem de série com a central multimídia. Como opcional, ela conta com Pack Style II (R$ 2.200) que agrega retrovisores externos elétricos e rodas de liga leve e o Pack Top (R$ 3.800), que acrescenta os itens do Style e faróis de neblina, volante e cintos dianteiros com regulagem de altura, comando interno para abertura do porta-malas e do tanque de combustível e alarme antifurto.
O Mobi mantém o ultrapassado motor 1.0 Fire de 75 cavalos e 9,9kgfm de torque quando abastecido com etanol e 73 cavalos e 9,5kgfm de torque com gasolina. A transmissão é manual de cinco velocidades com suspensão independente na dianteira e semi-independente na traseira.