Onde o Peugeot e-2008 GT estaciona chama a atenção pelo estilo, as linhas elegantes e bem vistosas agregadas ao volume de uma leveza que surpreende pela segunda vez, é um legitimo suv, suv compacto, 4 portas, para 5 ocupantes, altura do solo e posição de dirigir compatíveis. O suv elétrico está uma geração a frente do térmico e exclusiva, usa o conjunto de 136 cv de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, velocidade máxima limitada a 150 km/h, ambos sob controle para preservar a carga das baterias, 50 kwh que ficam sob o assoalho e são convertidos em autonomia de 345 km, ciclo europeu com plug que aceita carga rápida.
E aqui entramos detalhes dos carros elétricos, 80 % da carga máxima em 30 minutos numa estação de 100 kw, 53 minutos com carregador de 50 kw, 6 horas num wallbox de 22 kw. E numa tomada aterrada de 220v, 25 horas para 80% da carga. Suspensões, boas, mcpherson a frente, barra de torção atrás, freios a disco nas 4 rodas, ventilados à frente, param bem os 1.630 quilos do carro. Entre eixos de 2m 60, bom espaço interno e porta-malas com capacidade para 410 quilos, comparativamente boa.
O preço de R$ 159.990 reais surpreende positivamente, ainda mais se levarmos em conta os equipamentos e os complementos de segurança, vasta lista, rodas de liga leve de 18”, painel de instrumentos digital, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters. E ainda uma lista literalmente completa de itens de segurança de freios ABS a assistência de permanência em faixa, praticamente todos os recursos disponíveis neste quesito.
Em resumo, o Peugeot e-2008 GT 2023 testado agrada pelo estilo, pelo espaço interno, pela suavidade de marcha e pelos itens de segurança, mas é limitado na autonomia. O preço, porém, compensa.
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
- 100 kW (estação recarga): 30 minutos
- 50 kW (estação recarga): 53 minutos
- 7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
- 1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
Peugeot e-2008 2023 | |
---|---|
Motor | Elétrico |
Potência/Torque | Potência: 136 cv / Torque: 26,5 kgfm |
Transmissão | Automática de 1 marcha |
Suspensão | Dianteira: Independente, McPherson e mola helicoidal / Traseira: Eixo de torção e mola helicoidal |
Consumo | Autonomia – Ciclo WLTP: 345 km |
Roda e Pneus | Rodas em liga leve aro 18″ – Pneus: 215/55 R18 |
Freios | Dianteiros: Disco ventilado / Traseiros: Disco sólido |
Peso | 1.630 kg |
Dimensão | Comprimento: 4.300 mm / Largura: 1.770 mm / Altura: 1.550 mm / Entre-eixos: 2.605 mm |
Capacidade | Porta-malas: 434 L / Bateria: 50 kW/h |
Preço | A partir de R$ 159.990 |