O Volvo EX30 desembarcou no Brasil com boa proposta para o mercado de veículos eletrificados. São três versões: A Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e de topo. No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).
Motor elétrico
Com 272 cv e 343 Nm em todas as versões, aplicados às rodas traseiras, acelera até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra). Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.
Design
Apresenta uma distância entre eixos (2,6m), rodas grandes (de 18 polegadas, 19” e 20”, dependendo da versão), bem como balanços equilibrados, trazendo harmonia e requinte ao exterior. Além disso, tem até cinco opções de cores para o exterior e até quatro opções de materiais para o acabamento interno.
Segurança
São seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus.
Conectividade
Todas as versões também são equipadas com o inédito painel central de 12,3 polegadas, que reproduz informações de bordo, além de dispor do sistema Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store). Desde a versão de entrada, (Core) vem com duas portas USB-C na dianteira, mas, a partir da intermediária (Plus), adiciona mais dois atrás, além de carregador de celular por indução, e também o poderoso sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer.
Rede preparada para aumento de demanda
O momento é muito importante para a Volvo Car Brasil e a coesão na expectativa pelo EX30 pode ser percebido ao conversarmos com as diferentes áreas da companhia. Todos garantem que a empresa tem trabalhado duro e unida para deixar tudo pronto para atender um volume bem maior de clientes, como conta Eduardo Oshima, Diretor de Pós-Venda.
“Vemos no consumidor do EX30, um cliente novo para a Volvo, que chega com uma expectativa, tanto do ponto de vista de produto, quanto de serviços, até acima de quem já tem um carro nosso. Já nos adiantamos para que todas as nossas concessionárias estejam preparadas para satisfazer o que é esperado por estes novos clientes”, conta Oshima.
“Outro ponto importante é que, por ser um carro muito tecnológico e produzido desde o início para ser um modelo totalmente elétrico, a manutenção do EX30 se privilegia por ter menos componentes em comparação aos modelos a combustão. Além de conseguirmos atualizar o sistema do carro remotamente, sem o cliente precisar ir até a concessionária. Por outro lado, já temos uma estratégia para nos manter próximos ao cliente, mesmo sem ele precisar sair de casa”, comenta.