O lançamento do novo Hyundai Creta 2025 deu oportunidade a que o presidente Airton Cousseau abordasse um tema que lhe agrada particularmente, o do desenvolvimento do hidrogênio no Brasil. Afirmou que inaugura mês que vem o primeiro reformador de hidrogênio a partir do etanol, equipamento que está sendo desenvolvido por um parceria que envolve USP, Hyundai e Toyota, que será capaz de produzir 5 quilos de hidrogênio por hora, a partir de 30 litros de etanol. Este volume, segundo Cousseau, garante 600 quilômetros de autonomia no Nexo, o modelo a hidrogênio da Hyundai.
E ele continua “o desenvolvimento já caminha para ampliar a produção para 50 quilos de hidrogênio por hora. A tecnologia está aí, a solução está próxima de tornar-se realidade e é uma grande oportunidade para o Brasil.” A Hyundai destinará parte relevante do seu investimento de R$ 5,5 bilhões, anunciado em março, para seu desenvolvimento, equipes do Brasil e da Coreia do Sul já trabalham no tema.
O Hyundai Creta vem sendo o segundo suv compacto mais vendido no País até setembro, perde apenas para o Volkswagen T Cross mas é o primeiro nas vendas de balcão. A Hyundai quer mais e acaba de lançar em São Paulo o Creta 2025 corrigido no visual, com vasto elenco de novas tecnologias e dois motores, aposenta o 2.0 aspirado flex e passa a adotar o 1.0 TGDI de 120 cavalos que passa a equipar todas as versões de entrada e intermediárias acoplado à caixa de seis marchas, 6 % mais econômico.
O Rodas e Motores foi convidado e esteve presente testando também a versão de topo que passa a ser a mais poderosa do segmento graças ao 1.6 TGDI, já usado no Tucson, 193 cv de potência e 27 kgfm de torque mas abastecido apenas com gasolina e administrado por um câmbio automatizado de dupla embreagem a seco. A engenharia garante já estar compatível com o Proconve e o objetivo geral do marketing é concorrer com as versões mais caras de Jeep Compass e Toyota Corolla
O Novo Creta 2025 são na realidade, dois, um de visual convencional com base no Palisade nas versões básica e intermediaria, preços contidos, outro, de conceito mais esportivo e sofisticado, mais caro e mais rápido. A estratégia do preços é coerente, Comfort, Limited e Platinum de R$ 141.890 a R$ 172.690, NLine 1.0 automática com toques de apuro por R$ 182.090 e a topo de Linha, Ultimate, motor 1 ponto 6 de 197 cavalos, cambio dupla embreagem, R$ 189.990.
O tamanho não mudou, os mesmos 2,61 de entre-eixos, 1,79 m de largura, 1,63 de altura, 422 litros de capacidade do porta mala, o comprimento aumentou 3 cm pelo reajuste de suspensão. Longa e privilegiada lista de equipamentos de conforto e conveniência, e de apetrechos ativos de segurança, fazem do novo Creta uma forte opção concorrente no segmento dos suvs compactos.
Motorizações
As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line do Hyundai CRETA seguem com motor 1.0l Turboflex GDI de injeção direta de combustível que recebeu atualização para melhor consumo de combustível. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações.
Entre as atualizações do motor 1.0 turbo, o coletor de exaustão está agora acoplado ao cabeçote do motor, resultando em melhor eficiência térmica do conjunto. Também, foi substituída a válvula termostática por um novo sistema de válvula inteligente, que agora é controlada pela ECU do motor. A bomba de óleo ganhou uma nova tecnologia que, de forma automática e controlada pela ECU do motor, consegue regular a pressão do óleo de maneira mais eficiente, de acordo com a necessidade de lubrificação do motor.
A grande novidade da nova geração fica por conta da inédita motorização 1.6 Turbo GDI, a gasolina, de 7 marchas, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgf.m a 4.500 rpm, trata-se da mais potente da categoria, superando até mesmo SUVs de maior tamanho.
Neste motor, a caixa de câmbio de 7 marchas e embreagem dupla (DCT 7) de segunda geração apresenta maior eficiência energética ao transferir 94,9% do torque do motor graças à viscosidade aprimorada do óleo de transmissão e da utilização de rolamentos de menor fricção. O diferencial vem com junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve redução do número de conectores elétricos e simplificação de chicotes elétricos uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são integrados.
Ambos os motores tiveram seu nível de consumo otimizado em comparação à geração anterior. Para o motor 1.0 Turbo GDI, anteriormente mapeado para percorrer 12 km por litro de gasolina na estrada, a nova taxa passa a ser de 12,7 km/l, representando uma melhoria de 6% em consumo. No caso do motor 1.6 Turbo GDI, a otimização é de 9% na comparação com o motor 2.0 aspirado, que equipava a versão Ultimate até então. Agora, o CRETA topo de linha é capaz de fazer 13,5 km por litro de gasolina na estrada. As novas calibrações fazem com que o Hyundai CRETA se antecipe às normas da nova legislação Proconve L8, que entram em vigor apenas a partir de janeiro de 2025.
Todas as versões contam com transmissão automática e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível nas paradas do trânsito.
As motorizações disponíveis são:
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
Cilindrada: 998 cm³
Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
Taxa de compressão: 10.5
Gamma II 1.6 Turbo GDI DOHC D-CVVT Gasolina
Cilindrada: 1,598 cm³
Potência: 193 (G) a 6.000 rpm
Torque: 27,0 kgf.m (G) a 4.500 rpm
Taxa de compressão: 10.0
Preços
A nova geração do SUV Hyundai CRETA está disponível em cinco versões. Para as opções com motor 1.0 turbo GDI, não há aumento de preço em relação à geração anterior. Os preços sugeridos são: R$ 141.890 para a Comfort; R$ 156.490 para a Limited, R$ 172.690 para a Platinum, e R$ 182.090 no caso da N Line. Já a topo de linha Ultimate, que vem com o propulsor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina com a maior potência da categoria, de 193 cv, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.
Os veículos na cor sólida Preto Onix não possuem variação de preço para a pintura. Para as opções também sólidas em Branco Atlas ou Cinza Shadow, o acréscimo é de R$ 900. Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, são adicionados R$ 1.800 ao valor do veículo. Quando a pintura Dual Tone é selecionada (teto preto), o valor da cor é acrescido em R$ 1.500.
Novos acessórios opcionais
A Hyundai Mobis, empresa do Hyundai Motor Group e responsável pelo fornecimento de peças e acessórios genuínos para os modelos Hyundai no Brasil, preparou novidades para o lançamento do Novo CRETA. Entre elas, um inovador organizador de console central gerado via impressão 3D. Com essa opção você pode fazer o download do arquivo no site da empresa, ir até uma loja especializada e imprimir seu acessório genuíno gratuitamente.
Outros novos acessórios estão disponíveis para o cliente do Novo CRETA, como a soleira premium, kit de iluminação interna para assoalho e proteção de assento para pets. Em breve, também estarão disponíveis a funcionalidade de abertura automática para o porta-malas, via chave ou pelo botão na parte interna da porta, e tapetes para assoalho de bordas altas.
Seguem sendo oferecidos os itens já disponíveis para as gerações anteriores do CRETA, como tapete impermeável de porta-malas, protetor de cárter, película de proteção solar para os vidros, suporte para transporte de bicicletas, protetor de soleira de porta e engate para reboque.
Garantia e plano de manutenção
A nova geração do Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. O SUV chega com revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambas as motorizações. No caso das versões 1.0 turbo GDI, o valor total fica abaixo dos R$ 5 mil, extremamente competitivo (R$ 4.897). Para a nova motorização 1.6 turbo GDI, o valor total também fica abaixo dos R$ 5 mil (R$ 4.898), sendo um dos mais baratos frente os concorrentes diretos. Confira abaixo os valores das seis primeiras seis revisões:
Plano de manutenção periódica CRETA motor 1.0 Turbo GDI | |||||
1ª revisão | 2ª revisão | 3ª revisão | 4ª revisão | 5ª revisão | 6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses | 20 mil km ou 24 meses | 30 mil km ou 36 meses | 40 mil km ou 48 meses | 50 mil km ou 60 meses | 60 mil km ou 72 meses |
R$ 368,60 | R$ 765,56 | R$ 689,43 | R$ 1.013,66 | R$ 653,78 | R$ 1.406,42 |
Plano de manutenção periódica CRETA motor 1.6 Turbo GDI | |||||
1ª revisão | 2ª revisão | 3ª revisão | 4ª revisão | 5ª revisão | 6ª revisão |
10 mil km ou 12 meses | 20 mil km ou 24 meses | 30 mil km ou 36 meses | 40 mil km ou 48 meses | 50 mil km ou 60 meses | 60 mil km ou 72 meses |
R$ 457,72 | R$ 854,68 | R$ 778,55 | R$ 1.102,78 | R$ 742,90 | R$ 961,63 |
Início imediato das vendas
A Hyundai inicia em 9 de outubro, a partir das 11 horas da manhã, a venda da nova geração do SUV CRETA em sua rede de concessionárias. Os interessados em garantir as primeiras unidades podem preencher formulário da reserva no site da Hyundai ou se dirigir à concessionária mais próxima. Mais informações podem ser encontradas em: hyundai.com.br/novo-hyundai-creta e nas redes sociais da Hyundai no Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok.