Por Diário Motor
A BMW apresenta o novo X3. O SUV médio da marca bávara chega ao Brasil em três versões, todas híbridas plug-in, a partir de R$ 399.950 na xDrive30e X-Line. As outras duas configurações são inéditas no país, a xDrive30e M Sport (R$ 439.950) e a especial de lançamento xDrive30e M Sport Launch Edition (R$ 449.950).
De visual renovado, o X3 chega com design mais agressivo, com a grade de duplo rim maior e ligada por uma moldura única. Para combinar, os faróis foram estreitados em dez milímetros e, assim, ficaram mais afilados e esportivos. As lanternas de LED adotaram estilo tridimensional e têm filetes que seguem o formato de uma pinça.
O X-Line tem visual mais aventureiro e conta com detalhes de alumínio nos para-choques e soleiras. O novo para-choque dianteiro tem entradas de ar verticais nas pontas. Já o traseiro exibe uma moldura que envolve as saídas de escapamento.
Já o M Sport conta com estilo diferenciado, mais voltado para o lado esportivo, com detalhes em preto brilhante na grade, moldura dos vidros e para-choque, que tem vincos mais agressivos no dianteiro. As saídas de ar nos para-lamas frontais são diferentes das do X-Line e ficam logo abaixo da tampa da tomada de recarga. Ele ainda conta com faróis Laselight. A Launch Edition traz a grade frontal preta e volume limitado de unidades.
As três versões do SUV contam com a combinação de dois motores. O propulsor a combustão é o 2.0 turbo de 184 cavalos. Combinado com a caixa elétrica, ele alcança 292 cavalos e 42,8kgfm de torque. A transmissão é automática de oito velocidades e a tração é integral. Com isso, o xDrive30e é capaz de ir do zero aos 100km/h em 6,1 segundos.
De acordo com a situação, o motor elétrico pode movimentar exclusivamente o utilitário. Ele tem uma autonomia estimada de até 46 quilômetros no ciclo WLTP. No modo Auto eDrive, dá para atingir até 110km/h com propulsão elétrica. Para maior segurança dos pedestres, ele gera um ruído artificial para alertar as pessoas em volta a até 30km/h.
Segundo a BMW, o tempo aproximado de recarga no Wallbox (0 a 100%) é de três horas. No carregador portátil de 120V são cerca de 9 horas, tempo que baixa para 5h30 com 220V.
O modo Battery Control permite recarregar o veículo por meio do motor a combustão e manter a carga desejada para as baterias entre 30% e 100%. Assim, o veículo é movido, principalmente, pelo motor a combustão até atingir o nível desejado das baterias.
Por sua vez, os modos Sport e Sport Plus permitem que os motores trabalhem em conjunto para oferecer a melhor performance, além de ajustar os amortecedores e respostas do motor e câmbio, para entregarem a experiência mais esportiva possível.
Todas as informações de condução são exibidas no Live Cockpit Professional. Ele é composto pelas duas telas de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e da central multimídia, que tem conectividade com a assistente pessoal Alexa da Amazon, além de Android Auto e Apple CarPlay.
O utilitário ainda conta com o BMW Connected Drive, um pacote de tecnologia que engloba várias funções como atualização remota, concierge e informações do trânsito em tempo real.
Por meio do My BMW App, é possível ativar funções remotas como localizar o veículo, trancar ou destrancá-lo, checar se as janelas estão abertas, se todas as portas estão fechadas, dar a partida, verificar o processo de carregamento do carro, como autonomia atual, status, hora prevista para a carga completa e histórico de recarga.
O X3 X-Line vem com assistentes de direção como o Parking Assistant, sensor de ponto cego com prevenção de colisões traseiras, alerta de mudança de faixa com correção automática e aviso de tráfego cruzado. Ele ainda conta com ar-condicionado de três zonas, sistema de som hi-fi, teto solar panorâmico, bancos esportivos revestidos de couro, seis airbags e controles de tração e de estabilidade.
O M Sport ganha acabamentos interno e externo em preto brilhante, faróis a laser e tecnologia de reconhecimento de gestos que controla funções específicas como aumentar ou diminuir o volume e rejeitar chamadas.