Museu Ferrari Maranello

Museu Ferrari Maranello

Ferrari é muito mais do que um automóvel ou um time de automobilismo. Ferrari é um mito que cresceu com a energia de um homem, sua paixão por carros e corridas e virou símbolo de velocidade, elegância e sucesso.   Quando Enzo Ferrari, então com 30 anos, fundou a Scuderia Ferrari não fazia mais do que milhares de jovens que assistiram a corridas de automóveis e se apaixonaram pelo ruído e pela emoção de uma máquina que

havia nascido 3 décadas atrás e que estava em vertiginosa fase de desenvolvimento e pesquisa mecânica.  

Quando Enzo morreu em 1988 aos 90 anos, deixou um legado de conquistas em todos os níveis, seus carros eram venerados como joias mecânicas, sua fábrica valia milhões e suas vitorias em pistas de corrida enchiam salas e salas de troféus.

O Museu de Maranello conta parte dessa história, primeira

reverência formal à memoria do homem e sua obra. Instalado na cidade de Maranello onde nasceram Enzo e suas criações, recebe anualmente uma multidão de visitantes que pagam para ver e sentir o feeling do mito Ferrari.

O que estamos assistindo agora  é a parte dedicada as primeiras conquistas esportivas, os carros que alinharam nas primeiras corridas de Fórmula 1, ainda em 1950 mas não na primeira da

categoria, em Silverstone mas na segunda, em Mônaco,  com os pilotos Alberto Ascari, Luigi Villoresi, italianos,  e o francês Raymond Sommer. Os Ferrari não venceram, Ascari ficou em segundo, assistindo de perto a vitoria de Juan Manuel Fangio com um Alfa Romeo. A primeira vitoria da Ferrari viria na Inglaterra mas um ano depois, e com outro argentino, Froilan Gonzalez. E o primeiro titulo um ano depois, em 1952, com

Ascari. Os motores italianos daquela época eram superlativos, a Ferrari começou na Formula 1 com o 125, 12 cilindros em Vê. O Ferrari numero 4 era o 275 dirigido por Ascari e Villoresi em 1951, V12, 3.3 litros, aspirado, 3 carburadores Weber, 300 cavalos de potência. Mecanicamente sofisticados, o Museu da Maranello tem uma galeria inteira dedicada a eles, os da primeira e histórica fase da equipe na Fórmula 1.