A Mercedes-Benz do Brasil apresenta o eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país. Veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros, o modelo deve estar disponível em 2022. Segundo a alemã, ele custará de três a quatro vezes o valor do modelo à combustão.
“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte e, agora, de encontro às demandas dos nossos clientes e da sociedade, acrescentaremos ao nosso universo de multissoluções a tecnologia elétrica”, aponta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, com essa novidade, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ESG, sigla em inglês que representa ações de Meio Ambiente (Enrivonmental), Sociais (Social) e de Governança Corporativa (Governance).
Como Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca, a Mercedes brasileira tem grande expertise neste segmento. Para o desenvolvimento do eO500U, a montadora investiu cerca de R$ 100 milhões, valor que faz parte do atual ciclo de investimentos no Brasil, que já soma R$ 2,4 bilhões de 2018 a 2022.
Para Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, lançar um novo produto no país representa um novo passo da empresa na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos.
“Nessa entrada na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios.”
A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos.
O chassi eO500U, um modelo Padron 4×2 de piso baixo que pode receber carrocerias de até 13,2 metros, foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira, tendo sido amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos. A autonomia dele pode chegar até 250 quilômetros.
Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa. O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, levando cerca de três horas para a carga total.
Além disso, o painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.