Por Diário Motor
A Mercedes-Benz apresenta a linha Street 315 CDI da Sprinter. A van chega ao país com o novíssimo motor OM654. Essa motorização é totalmente nova em relação ao antecessor OM651 e o supera em todos os requisitos de emissões, atendendo ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L7).
Segundo a marca, ele atingiu nota “A” dentro da categoria. Além disso, o novo motor proporciona uma melhor performance operacional, principalmente em trechos urbanos e mistos, para entregas mais rápidas e seguras. Disponível nas concessionárias da marca em maio, ela partirá de R$ 239.699 na versão Truck e R$ 249 mil na Furgão.
O novo motor apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e 11% em trechos rodoviários com relação a sua última versão. Esses dados são medidos conforme portaria do Inmetro, mas o consumo pode variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso, como a aplicação do veículo, rota, condição climática, velocidade de condução, combinação de carga e qualidade do combustível.
O modelo também conta com menor emissões de poluentes e maior potência, agora com 150 cavalos (+5%) e torque de 34,7kgfm (+3%) comparado ao anterior.
“Esse é um ano muito especial, pois completamos 25 anos de Sprinter no Brasil. Para celebrar esse marco histórico, temos uma novidade que só traz vantagens para o mercado brasileiro: a nova linha Street com o motor OM654, que oferece uma performance superior com mais economia. Essa é a combinação perfeita para um motor mais eficiente e robusto, proporcionando agilidade e conforto em todas as demandas dos clientes”, afirma Carlos Garcia, presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Ainda de acordo com a Mercedes, a geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menores vibrações. Visando reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro em nanoslide.
O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento contribui para menores taxas de emissões. No entanto, a Mercedes não modificou a transmissão, que é manual de seis velocidades. A marca afirma que não há expectativa de adicionar uma caixa automática.