Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Kia apresenta o Stonic, primeiro SUV compacto híbrido do país

Kia apresenta o Stonic, primeiro SUV compacto híbrido do país

Em uma única versão, o utilitário utiliza sistema MHEV e inaugura a ofensiva de eletrificados da marca
Kia Stonic

Por Diário Motor

A Kia apresenta o Stonic, o SUV compacto híbrido do país. O modelo, já disponível, inicia a ofensiva eletrificada da marca no Brasil. Em única versão, o utilitário utiliza o sistema MHEV, também conhecido com híbrido leve, e chega por R$ 149.990.

O sul-coreano conta com um motor 1.0 turbo de três cilindros aliado ao MHEV de 48V Smartstream que gera 120 cavalos e 20,4kgfm de torque. O sistema conta ainda com comando de válvulas de duração variável que propicia o modo de condução “velejar”, desligando por completo o propulsor em situação de rodagem plana e, por consequência, maior economia de combustível. 

Kia Stonic
Kia Stonic

O sistema híbrido também entra em ação quando o veículo encara uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

Um ponto interessante do conjunto mecânico é o câmbio. O Stonic utiliza uma caixa automatizada de dupla embreagem de sete velocidades. Aliado ao motor e ao sistema MHEV, segundo dados do Inmetro, ele faz, em média, 13,3km/l na cidade e 13,2km/l na estrada, sempre com gasolina.

Kia Stonic
Kia Stonic

No quesito design, o Stonic segue o padrão da Kia, com linhas retas, para-choque frontal agressivo e possibilidade de pintura em dois tons em vermelho ou amarelo, além do clássico preto. O porte está mais perto de um hatch aventureiro do que um legítimo SUV, inclusive, nas dimensões, o utilitário é bem parecido com o Rio e cabine praticamente idêntica. 

O Stonic tem 4.140mm de comprimento (75mm a menos que o Rio), 1.760mm de largura (35mm a mais), 1.520 de altura (70mm de diferença) e, as dimensões que realmente interessam, entre-eixos e porta-malas, é exatamente igual, com 2.580mm e 325 litros, o que garante ao sul-coreano um dos menores espaços para bagagem da categoria. 

Kia Stonic
Kia Stonic

A lista de equipamentos do utilitário é bem mediana. Tirando o sistema híbrido, ele não conta com nenhum diferencial ou de destaque. Todos os itens são “obrigatórios” para veículos da categoria e faixa de preço. 

Na parte da segurança, são seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, piloto automático, freio a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus, auxiliar de partida em rampa, luz de circulação diurna em LED, sensor crepuscular e os itens obrigatórios por lei. 

Kia Stonic
Kia Stonic

De conforto, ele é ainda mais simplório. Ele vem com ar-condicionado digital, um minúsculo display de 4,3 polegadas no painel de instrumentos, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor e central multimídia com tela de oito polegadas, conexão com smartphones apenas por cabo via Android Auto e Apple CarPlay e duas portas USB.