JULHO SERÁ MÊS DE FESTA PARA O AUTÓDROMO DE GOIÂNIA

JULHO SERÁ MÊS DE FESTA PARA O AUTÓDROMO DE GOIÂNIA

Por, Fernando Campos

Autódromo Internacional de Goiânia foi inaugurado em 27 julho de 1974 mas antes dessa data os esportes a motor em Goiás já exibiam algum vigor, em especial em razão dos festejos de aniversário da cidade que já continham algum tipo de competição. A tradição veio dos tempos remotos de Pedro Ludovico, o criador de Goiânia, oficialmente no dia 24 de outubro de 1933 e que, a cada aniversario, desde o início, criou o hábito de reunir crianças em seus velocípedes e bicicletas e promover as aglomerações possíveis para a época. Tudo isto será lembrado nas comemorações do aniversário de 50 anos do autódromo de Goiânia ao longo de todo o mês de julho.

Acervo: Fernando Campos

Numa época em que só se fala no aniversário de 50anos do Autódromo de Goiânia, o nome é Luiz Fernando Rocha Lima a quem se devem as principais iniciativas para que ele fosse criado pela iniciativa do então governador Leonino Caiado, Nando faleceu aos 75 anos vítima de um tumor no cérebro depois de uma vida dedicada ao jornalismo e à organização Jaime Câmara.

Acervo: Fernando Campos

Pessoalmente, porém, Nando, como era chamado, foi o homem que transformou em realidade a ideia coletiva de um autódromo em Goiás pela proximidade e influência sobre os governos, em especial o do governador Leonino Caiado que soube entender seus argumentos de que a população de Goiânia era jovem e merecia ser contemplada com insumos ligados ao esporte. Saíram desse princípio os projetos do Estádio Serra Dourada, do Autódromo de Goiânia e do Ginásio Rio Vermelho, hoje Centro de Excelência, que desde então cumprem fielmente suas ideias originais.

Faugo 55 anos

A Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) vai comemorar em grande estilo, entre os dias 5, 6 e 7 de julho, seus 55 anos e o jubileu de ouro do Autódromo Internacional de Goiânia, durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Goiano de Turismo 1.4 – Marcas e Pilotos.

“Julho será um mês de festa para a Faugo, que inicia os preparativos do seu quinquagésimo quinto aniversário e 50 anos do autódromo, disponibilizando camarotes exclusivos e festa inesquecível para os fãs do automobilismo. Temos que comemorar esse momento especial do automobilismo goiano. Os clubes, em conjunto com a Federação, estão realizando um trabalho excepcional na organização dos seus campeonatos”, destaca o presidente da Faugo, Sérgio Crispim.

Acervo: Fernando Campos

“A festa é coerente com o seu valor esportivo, social e representativo. Será uma homenagem simbólica diante do que a Federação Goiana de Automobilismo dará a esta praça de esportes motorizados, em conjunto com o seu aniversário de 55 anos”, acrescenta.