O Jeep Commander foi lançado em agosto de 2021 para compor o catálogo da Jeep no Brasil e fazer frente a suvs grandes como o Mitsubishi Outlander e Volkswagen Tiguan.
Apesar do sucesso comercial imediato, quase 4 mil unidades em apenas 4 meses e 60 mil em 4 anos, nunca deixaram de pintar queixas quanto ao desempenho, as motorizações iniciais não justificavam o peso, mais de 1.800 quilos, nem o porte da proposta, de veículo familiar com capacidade para 7 pessoas.
O Blackhawk, Falcão Negro, chegou este ano para resolver trazendo debaixo do capô o motor Hurricane – Furacão -, 4 cilindros, 2 ponto zero turbo a gasolina, o mesmo do Wrangler, 272 cavalos de potência, 40,8 quilos força de torque combinado com cambio de 9 velocidades e tração integral automáticos, levar em conta o torque que já empurra com relativa facilidade os 1.886 quilos, em especial na rodovia, seu ambiente de preferência, nas respostas do acelerador nas retomadas.
Zero a 100 em pouco mais de 7 segundos têm seu custo, não conseguimos melhorar mais do que 10 km/litro, carro co com o motorista, mas não está ai a objeção para um carro que tem como base o tamanho, 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura, 1.723 mm de altura e o espaço interno proporcionado pelos 2,80 de entre eixos mais 661 litros de espaço para bagagem, 233 com os assentos traseiros montados.
Impressionam, além do espaço para 5 pessoas, o conforto, estabilidade, suavidade de marcha e o baixo nível de ruído interno para o que ajuda a suspensão independente e bem ajustada. Para justificar o preço de R$ 327.590 reais – e o nível que chega perto de modelos mais luxuosos – o Blackhawk traz uma lista bem completa de eletrônicas de segurança, conforto e ajuda ao dirigir como Sete airbags, Controles de estabilidade e tração, Controle de frenagem em descida, Assistente de partida em rampa, Ar-condicionado automático digital de duas zonas, Bancos do motorista e passageiro com regulagem elétrica, Alerta de colisão frontal, Detector de fadiga do motorista, etc. etc.
Considerando-se o volume de vendas e o custo agregado, o jeep Commander Falcão Negro vai continuar ajudando a Stellantis do Brasil a cumprir suas metas.