Por Diário Motor
A Honda inicia a pré-venda da inédita NC 750X DCT. A aventureira com câmbio automático de dupla embreagem chega às lojas da marca até o fim de abril por R$ 55.700. A opção de entrada, com transmissão manual, já está disponível nas concessionárias da japonesa por R$ 49.700.
A NC 750X estreia no Brasil sua versão dotada do câmbio Dual Clutch Transmission (DCT), que no mercado europeu responde por mais de 50% das vendas do modelo. Na configuração DCT, a aventureira terá um exclusivo pacote de acessórios dedicados, denominado Travel Pack.
Destinado a satisfazer os clientes que desejam maximizar as qualidades de aventureira do modelo, os itens do pacote, segundo a Honda, seguem um elevado padrão construtivo que preserva integralmente a originalidade do modelo, pois sua instalação dispensa qualquer adaptação ou modificação na estrutura da NC 750X DCT.
Entre os itens, estão presentes protetor tubular de carenagem (R$ 2.423), faróis de neblina (R$ 3.408), suporte traseiro (R$ 2.689), top box de 38 litros (R$ 2.274) malas laterais (R$ 7.586), para-brisa elevado +70mm (R$ 998), cavalete central (R$ 691) e porta USB no compartimento de carga (R$ 389).
Para a linha 2022, a Honda atualizou profundamente a NC 750X. Entre as principais alterações, está a elevação do regime de rotação máxima do motor em 500rpm, possibilitado graças ao redesenho do sistema de admissão/exaustão e comando de válvulas.
Relações mais curtas na 1ª, 2ª e 3ª marchas e mais longas na 4ª, 5ª e 6º visam melhorias na performance. Na opção manual, a Honda afirma que a carga no manete de embreagem diminuiu em 20% graças a aperfeiçoamentos na embreagem deslizante, o que favoreceu a pilotagem urbana em trajetos truncados, feitos em baixa velocidade.
Em questão do visual, a NC 750X ganha um conjunto óptico dianteiro, rabeta, lanterna e indicadores de direção redesenhados. O compartimento situado entre guidão e banco também conta com novo desenho e ganhou mais espaço. A distância do banco em relação ao solo foi reduzida em 30mm enquanto o para-brisa reprojetado oferece mais proteção.
A aventureira utiliza um motor bicilíndrico paralelo dotado de arrefecimento líquido, cabeçote SOHC de oito válvulas e acelerador eletrônico que gera 58,6 cavalos a 6.750rpm e 7,03kgf.m de torque a 4.750rpm. O tanque de combustível tem 14,1 litros.
A motocicleta conta com quatro modos de condução, sendo um totalmente personalizável, cuja seleção e controle se dá através de seletor no punho esquerdo e painel. O Sport entrega mais potência e otimiza o freio-motor. O Rain (chuva) deixa a moto menos agressiva. E o Standard oferece um ponto de equilíbrio.
A grande novidade da NC 750X é o câmbio DCT, exclusiva da Honda no mundo das motos. A transmissão utiliza duas embreagens, uma que serve 1ª, 3ª e 5ª marcha e a outra 2ª, 4ª e 6ª. Cada grupo de marchas, pares e ímpares, tem eixo-piloto e embreagem exclusivos.
O câmbio DCT permite operação manual, usando os comandos situados no punho esquerdo do guidão. No automático, ele conta com quatro configurações com três níveis, para os modos Rain, Standard e Sport, além de um quarto de escolha do piloto.