Por Diário Motor
Anunciado em abril, o novo Honda Accord Híbrido finalmente chega as concessionárias da marca pelo país. O primeiro veículo eletrificado da japonesa no Brasil já está disponível em versão única por R$ 299.990. O sedã grande chega com visual renovado, melhor equipado e apresenta a tecnologia e:HEV da montadora por aqui.
O sistema utiliza dois motores elétricos de alta eficiência em conjunto com o 2.0 de ciclo Atkinson à combustão. Juntos, os elétricos geram 184 cavalos e 32,1kgfm de torque e atuam de forma prioritária nos modos EV Drive e Hybrid Drive.
Nestes dois, o propulsor a gasolina de 145 cavalos e 17,8kgmf de torque pode atuar como fornecedor de energia, ele também pode se ativar automaticamente em velocidades de cruzeiro, quando a caixa à combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética. Ele também atua no modo Engine Drive, na qual faz conexão direta com as rodas por meio de um sistema de embreagem.
Segundo a Honda, a operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave.
O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.
Há ainda os modos de condução Sport e ECON, que alteram a aceleração (quando o acelerador é pressionado) e também a desaceleração (quando o motorista tira o pé do pedal). A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios e ele conta com um sistema regenerativo que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens em elétrica para recarregar as baterias.
Dessa forma, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Accord Híbrido tem médias de consumo excelentes, de 17,6km/l na cidade e 17,1km/l na estrada.
O Accord Híbrido mantém todo o estilo apresentado na 10ª geração do sedã grande. De novidade, o para-choque dianteiro, assim como a grade frontal, foi redesenhado, com estilo mais horizontal, os faróis de neblina também são novos e o símbolo da marca ganha fundo azul em alusão ao modelo eletrificado.
Na traseira, o para-choque foi levemente redesenhado, ganhando um acabamento na parte inferior. Assim como na dianteira, o “H” também recebe o fundo azul. As rodas de liga leve de 17 polegadas contam com um novo desenho e acabamento escurecido.
Por dentro, o visual não foi alterado, mas o sedã grande recebeu novos equipamentos de conectividade, conforto e segurança. De novo, conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução de alta potência, painel de instrumentos digital e mais duas portas USB para a traseira.
Na parte da comodidade, ele ainda conta com ar-condicionado digital e dual zone com saída para a traseira, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, teto solar elétrico, head-up display, bancos dianteiros com ajustes elétricos e refrigeração e sistema de som premium.
No que refere a segurança, o sistema Sensing foi aprimorado. Agora, ele conta também com tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Segundo a marca, o assistente de permanência em faixa e o piloto automático adaptativo estão ainda mais precisos.
O Sensing traz também sistemas de frenagem para mitigação de colisão e de evasão de pista. O Accord ainda conta com controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, oito airbags e alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás.