Por Diário Motor
A Honda apresenta a linha 2022 da PCX. A scooter mais vendida do país, lançada em 2013, está na terceira geração e recebe novas cores e grafismos na atual versão. A marca mantém as quatro opções: CBS (R$ 13.510), ABS (R$ 14.990), DLX ABS (R$ 15.390) e Sport ABS (R$ 15.390).
A versão de entrada é dotada do sistema de freio CBS (Combined Braking System), que opera com freio a disco na dianteira e tambor na traseira. A particularidade do CBS é a distribuição da força de frenagem de modo diferenciado em ambas as rodas através do manete de freio esquerdo com 30% na dianteira e 70% na traseira, restando ao manete direito a atuação exclusiva no freio dianteiro.
Já as ABS, segundo modelo da família, conta com opção em cor metálica e sistema de frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira e freios a disco em ambas as rodas. A DLX e a Sport se diferenciam pelo acabamento. A primeira conta com uma paleta de cores mais requintada, enquanto a segunda recebe uma tonalidade que destaca o caráter mais esportivo.
Todas as versões contam com o mesmo conjunto mecânico, um motor monocilíndrico de quatro tempos, injeção eletrônica, arrefecido a líquido e aliado a transmissão automática CVT. Ele gera 13,2 cavalos a 8.500rpm e 1,38kgfm de torque a 5.000rpm. E ele ainda vem com sistema eSP, que reduz a rotação do motor automaticamente nas acelerações constantes em terreno plano, beneficiando a economia e durabilidade.
Outro destaque técnico exclusivo das Honda PCX é o ISS (Idling Stop System), que atua desligando automaticamente o motor nas paradas em semáforos, religando-o assim que o acelerador é acionado. A transmissão tipo CVT V-Matic é outro fator de atração, tanto pela comodidade na condução como pela robustez do sistema, cuja manutenção é mínima.
Quanto ao chassi/suspensões, as PCX dispõem de uma estrutura reforçada em tubos de aço, com suspensão telescópica hidráulica na dianteira e amortecedores com molas de três estágios na traseira. As rodas são de 14 polegadas e calçam pneus 100/80 na dianteira e 120/70 na traseira.
Entre os equipamentos, a scooter tem painel com display tipo Blackout, faróis full LED e luz de circulação diurna. São 28 litros de capacidade sob o banco e tomada 12V. As versões Sport e DLX contam com chave sensorial para partida do motor e para destravar o compartimento sob banco e a tampa do tanque de combustível.
A linha 2022 da PCX estará disponível nas concessionárias Honda de todo o país a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.