Honda apresenta a linha 2022 da NXR Bros 160 com visual renovado

Lançada há quase 20 anos, a trail de entrada da japonesa já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades no Brasil
Honda NXR 160 Bros 2022.

Por Diário Motor

A Honda apresenta a linha 2022 da NXR 160 Bros, a trail de entrada da marca no Brasil. A on/off, como a montadora a chama, chega com visual renovado e novos atributos sem, segundo a japonesa, dissociar do conceito original de moto “pau para toda obra”, adequada a um amplo leque de utilizações e para diferentes tipos de usuários. 

Para a versão atual, a Honda mantém a Bros em versão única, dotada de partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com CBS (Combined Brake System). Tanto o motor como a parte ciclística não sofreram alterações em relação à versão 2021. Já disponível, ela parte de R$ 14.600.

Honda NXR 160 Bros 2022.
A NXR 160 Bros é a trail de entrada da Honda no Brasil.

Ela mantém o renomado motor monocilindro quatro tempos arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote, alimentação por injeção eletrônica, tecnologia flex de 162,7cc que gera 14,7 cavalos com etanol e 14,5 com gasolina. O torque é de 1,6 e 1,46kgfm a 5.500rpm. 

O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros. A embreagem de acionamento mecânico é tipo multidisco em banho de óleo. A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes.

Honda NXR 160 Bros 2022.
O motor gera 14,7 e 4,5 cavalos de potência.

O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona maior rigidez e resistência estrutural, adequado ao escopo da Bros, o que se complementa através das suspensões de longo curso. 

Na frente, o garfo telescópico permite uma excursão de 180mm para a roda calçada com pneu 90/90-19 M/C 52P. Atrás, a suspensão é do tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda, calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P, um curso de 150mm.

Honda NXR 160 Bros 2022.
Freios a disco nas duas rodas com sistema CBS.

O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com calipers de acionamento hidráulico. O CBS da Bros foi ajustado para o longo curso das suspensões e é responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional. 

A particularidade do CBS é distribuir a ação do pedal entre ambas rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), deixando para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

Honda NXR 160 Bros 2022.
A linha 2022 da trail já está disponível nas lojas da marca.

Segundo a Honda, a escolha de utilizar o CBS na Bros se deve ao fato do sistema favorecer, principalmente, os motociclistas iniciantes, que configuram como mais de um quarto dos clientes do modelo, assim como a utilização da Bros em estradas sem pavimentação.

No que remete ao visual, o intuito da Honda foi unir a versatilidade do modelo com um estilo mais agressivo e dinâmico. Segundo a marca, o lado off-road também foi destacado por meio das sanfonas de proteção às bengalas de suspensão dianteira, típicas das motocicletas usadas em trilhas, e que para além da proteção contra a poeira tem um efeito estético marcante.

Honda NXR 160 Bros 2022.
O bagageiro permite uma fácil instalação de baús.

A agressividade da parte frontal, garantida pelo novo conjunto de carenagem de farol, foi seguida pelo redesenho do tanque e de suas aletas laterais, cuja finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos.

Do ponto de vista da praticidade o bagageiro tem um design que não apenas se integra harmoniosamente ao conjunto banco/rabeta/lanterna traseira, mas que permite também fácil instalação de suporte para baú, sem que seja necessário realizar adaptações que descaracterizem a estrutura da Bros.

Honda NXR 160 Bros 2022.
Mesmo de entrada, ela vem com painel blackout digital.

O painel LCD Blackout digital traz conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, e oferece fácil e rápida leitura das informações mesmo em condição de luminosidade adversa.

Honda NXR 160 Bros 2022.
Honda NXR 160 Bros 2022.
Anuncie aqui
bannerads_neder