Goianos não param nas férias

Goianos não param nas férias

Arrancada, Fórmula 200, Manobras Radicais e Turismo atraem multidões

Estado com forte tradição no automobilismo brasileiro e sede do Autódromo de Goiânia, um dos melhores do País, Goiás viveu um mês de julho dos mais movimentados. Se as escolas estavam vazias, as arquibancadas de eventos como 10º Festival de Manobras Radicais, em Formosa, a movimentação dos karts da renascida Fórmula 200 e a preparação para as competições de turismo e de arrancada na capital mantiveram acelerado o ritmo dos automobilistas locais.

FOTOS: ROGÉRIO ESTEVES

Situada 280 km ao norte de Goiânia, Formosa é conhecida por suas atividades radicais. Amantes da natureza encontram no entorno da cidade desde cachoeiras, trilhas, parques ecológicos, cachoeiras e cenários adequados à prática de rapel. Já o Parque de Exposições da cidade tem como uma das datas mais importantes do seu calendário o Festival de Manobras Radicais, evento que faz parte de uma programação organizada por Marquinhos Araújo. A próxima exibição está prevista para a cidade de Rio Verde, no primeiro domingo de agosto.

Para além de eventos nacionais, o Autódromo de Goiânia recebe as tribos do Campeonato Goiano de Marcas e Pilotos, que tem a quarta etapa marcada para 31 de julho e admite carros com motores 1.4 L e 1.6 L. Outra categoria que utiliza a pista é a Arrancada, com provas de 400 metros realizadas na reta principal do circuito.

 

FÓRMULA 200 DE VOLTA

 

Nos anos 1980 a categoria Fórmula 200 era uma das principais atrações do automobilismo nacional e, em especial, goiano. Utilizando karts equipados com motor de 200 cm3 e câmbio de seis marchas da moto Agrale, versão brasileira da italiana Cagiva fabricada em Caxias do Sul (RS).  Este ano a categoria voltou com mudanças mecânicas: o conjunto motor-transmissão foi substituído pelo usado nas motos Honda CB200. Originalmente com 19 HP, depois de devidamente preparados eles ganham 5 HP extras e torque de 1,7 kgfm, índices que permitem levar o kart a até 140 km/h nas retas mais longas.

FOTOS: ROGÉRIO ESTEVES

Esteticamente as carenagens foram atualizadas e novos equipamentos de segurança foram adotados, como cinto de segurança apropriado. Um calendário intenso distribuído por Goiânia e cidades do interior do Estado. Cada rodada tem duas provas de 20 minutos mais uma volta e são disputadas em circuitos de rua e nas noites de sexta-feira e sábado. A média de público por corrida supera os sete mil espectadores.

FOTOS: ROGÉRIO ESTEVES

Os circuitos são montados por uma equipe de 70 pessoas e recebem tratamento visual típico de eventos de rua, com arquibancadas, tribunas especiais e amplo esquema de segurança. As disputas são equilibradas e não faltam torcidas organizadas, em especial as das cidades de Goiânia, Goianira, Inhumas, Jandaia, Palmeiras e até mesmo de Brasília.

FOTOS: ROGÉRIO ESTEVES

Após as etapas do Jardim Guanabara, Novo Mundo e Jardim Presidente, Marcelo Peixoto liderava com 115 pontos, 8 à frente de Deoclécio Macedo. A diferença do primeiro ao décimo colocado é de 44 pontos, inferior aos 58 pontos em jogo a cada etapa, o que permite esperar boas mudanças na tabela.

FOTOS: ROGÉRIO ESTEVES
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