Por Diário Motor
A General Tire, atenta ao crescimento dos SUVs no Brasil, apresenta o Grabber GT Plus, pneu voltado para os utilitários esportivos e crossovers. Criado para o uso urbano, segundo a marca, o composto produzido na fábrica de Camaçari, Bahia, entrega durabilidade, alta quilometragem e desempenho em piso seco ou molhado, em sete opções de medidas do aro 16 ao 18.
“Embora voltado para o segmento urbano, o Grabber GT Plus inova ao integrar tecnologias conhecidas no off-road que tornaram a marca General Tire uma referência mundial neste segmento. Com ele, ampliamos a nossa oferta de produtos no mercado brasileiro em um nicho que respondeu por 42,9% dos emplacamentos de veículos no país em 2021”, aponta Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.
De acordo com a empresa, uma das prioridades dos engenheiros no processo de desenvolvimento do Grabber GT Plus foi entregar aos motoristas de SUVs e crossovers de uso urbano um produto mais robusto em todos os aspectos, com o objetivo principalmente de atender aos requisitos dos utilitários mais pesados.
A estrutura do Grabber GT Plus conta com correias de aço de alta resistência reforçadas por duas capas de nylon enroladas em espiral que garantem resistência à perfuração.
A rigidez do pneu colabora para uma distribuição de pressão uniforme na banda de rodagem e minimiza o desgaste enquanto o emprego de um novo composto de sílica e o desenho otimizado da banda de rodagem garantem melhor performance em piso molhado e maior quilometragem.
O emprego da tecnologia DuraGen reforça a durabilidade e ajuda a proteger o pneu de danos causados por pedras e objetos pontiagudos enquanto o flange rib (ressalto na lateral do pneu) torna o Grabber GT Plus mais resistente a impactos laterais e protege as rodas contra possíveis arranhões.
Para proteger o Grabber GT Plus contra o desgaste irregular, frequentemente causado por alinhamento incorreto das rodas, a General Tire também integrou no novo modelo o Indicador Visual de Alinhamento (VAI). Pequenas lamelas, localizadas uma em frente à outra em diferentes pontos de cada um dos ombros do pneu, revelam qualquer diferença de desgaste, alertando para o alinhamento incorreto.
Se, após os primeiros mil quilômetros, o motorista verificar essas lamelas e constatar que as de um lado do pneu estão desgastadas, isso mostra que os dois lados do pneu estão expostos a um desgaste irregular e que um alinhamento das rodas é necessário.