Por Diário Motor
Nesta semana, unidades da inédita Ford Maverick desembarcaram no porto de Vitória, no Espírito Santo. A picape, que tem lançamento previsto para 2022, chega ao Brasil para ações da marca antes da apresentação oficial da caminhonete.
Produzida no México, na fábrica de Hermosillo, a nova picape é mais um produto global da Ford. Os modelos que desembarcaram por aqui são da versão Lariat FX4, a topo de linha nos Estados Unidos, mas com características exclusivas para o mercado brasileiro. As especificações técnicas do veículo serão divulgadas próximo do lançamento.
Por lá, a Lariat utiliza o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport, ou seja, motor 2.0 turbo de 240 cavalos e 38kgfm de torque, aliado a transmissão automática de oito velocidades e tração integral dedicada com modos off-roads.
O porém, é que estamos falando de uma picape que, ao que tudo indica, terá apenas motorização a gasolina, em um país onde o foco dos consumidores de caminhonete, principalmente as com tração nas quatro rodas, são as com propulsor diesel.
Outro inconveniente da Maverick é o foco de mercado dela. A picape chegará para “brigar” com a queridinha dos brasileiros desde seu lançamento, a Fiat Toro. O principal problema — além de toda a questão da motorização diesel — será o preço.
A caminhonete americana custa quase a mesma coisa que o Bronco Sport nos Estados Unidos, menos de US$ 1 mil de diferença. Por aqui, o SUV já está em R$ 264.690, ou seja, se a Ford manter o padrão, a Maverick chegará aqui na casa dos R$ 250 mil, ou mais até. O que complica na concorrência, já que a versão mais cara da Toro não supera os R$ 200 mil.
Um lado positivo da Maverick ser semelhante ao Bronco Sport, é que podemos esperar uma picape recheada de tecnologias de segurança, conectividade e conforto. Com itens como piloto automático adaptativo, Sync 3, FordPass Connect, nove airbags, carregador sem fio, entre outros.