Por Diário Motor
A Ford apresenta a nova edição limitada do Ford GT, a ‘64 Prototype Heritage Edition 2022, que marca o último ano de produção do supercarro. Segundo a montadora, as reservas já estão disponíveis para clientes selecionados em todo o mundo, com produção a partir de janeiro do ano que vem.
O GT ’64 Prototype Heritage Edition é uma homenagem aos protótipos do Ford GT de 1964 que levaram às vitórias em Le Mans de 1966 a 1969 e novamente em 2016. Ele é atração da Monterey Car Week, na Califórnia, EUA, junto com o único protótipo remanescente do bólido original de 1964, o GT/105.
A nova versão do supercarro é uma interpretação moderna desse ícone, com pintura na cor branco Wimbledon, grafismos azuis e faixa tripla no teto. Ele tem fibra de carbono exposta nas rodas de 20 polegadas, difusores dianteiro e traseiro, soleiras, hastes dos retrovisores e grade do motor. As pinças de freio Brembo são prata, com grafismo e porcas pretas.
A cabine também exibe fibra de carbono nas soleiras das portas, pilares A inferiores, console e bancos, que são revestidos em camurça Alcantara azul com costuras prateadas e o logotipo GT. O painel é revestido em couro preto e Alcântara azul e os pilares e o teto, em Alcântara preto.
Em 1963, a Ford começou a desenvolver seu próprio carro de corrida para superar a Ferrari e vencer as 24 Horas de Le Mans. Menos de um ano depois, o protótipo Ford GT (chassi GT/101) foi revelado no Salão de Nova York de 1964.
Cinco protótipos GT foram construídos, os primeiros modelos da Ford a usar análises aerodinâmicas profundas para otimizar o desempenho em alta velocidade. Eles foram a base do programa GT que dominou Le Mans nos anos 60. Dos cinco protótipos construídos, o chassi GT/105 é o único sobrevivente com as cores originais da época.
Os chassis GT/101 e GT/102 foram descartados após os testes de colisão em Le Mans e Monza. Eles foram essenciais para as melhorias introduzidas nos GT/103, GT/104 e GT/105. O GT/103 trouxe a primeira vitória em 1965, em Daytona, onde o GT/104 ficou em terceiro. Ambos foram repintados e hoje estão no Museu Shelby, no Colorado, EUA.
O novo GT ’64 Heritage Edition 2022 é o sexto modelo da atual série de produção ultralimitada Heritage Edition, que celebra os momentos marcantes e títulos em Le Mans. Ela é formada pelos modelos GT ’66 Daytona 2021, que homenageia o GT MK II nº 98, ainda em produção. O GT ’69 Gulf Livery 2020, em homenagem ao GT40 MK I nº 6, vencedor de Le Mans em 1969, com 50 unidades construídas.
O GT ’68 Gulf Livery 2019, em homenagem ao GT40 MK I nº 9, que venceu em Le Mans em 1968, também com apenas 50 unidades construídas. O GT ’67 2018, em homenagem ao GT40 MK IV nº 1, vencedor de Le Mans em 1967 com 39 unidades. O GT ’66 2017, em homenagem ao GT40 MK II nº 2, que Bruce McLaren e Chris Amon pilotaram em Le Mans em 1966, com apenas 27 modelos construídos.
Por fim, o GT Gulf Livery 2006, que comemorou os títulos consecutivos do GT40 em 1968 e 1969 em Le Mans e, até o momento, o modelo com maior número de unidades produzidas, 343.