Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Fiat supera GM e é a montadora que mais vendeu no Brasil em 2021

Fiat supera GM e é a montadora que mais vendeu no Brasil em 2021

A marca da gravata foi uma das mais impactadas pela crise dos semicondutores e viu a liderança do mercado “escapulir”, confira o Top10
Fiat

Por Diário Motor

Em alguns aspectos, 2021 começou como terminou 2020, o Brasil e o mundo na expectativa de se ver encerrada a grave crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus. Já o setor automotivo nacional, enxergava na melhora dos números, uma possibilidade de retorno positivo nas vendas. 

Mas logo no início do ano, surgiu a primeira “bomba” no setor e que não foi o agravamento da pandemia. A Ford anunciava o fim da produção local e, consequentemente, a aposentadoria de EcoSport, Ka e Ka Sedan, o que claramente iria impactar – como impactou – nos números finais da montadora. 

A segunda “bomba” foi a crise dos semicondutores, ainda longe de acabar. Ela também gerou importantes mudanças no quadro geral de vendas das montadoras. A marca que mais sentiu essa nova instabilidade foi a Chevrolet, que após cinco anos, perdeu a coroa para a Fiat. 

A italiana foi uma das marcas que mais souberam se adaptar diante da crise de fornecimento e, além de assumir o primeiro lugar entre as montadoras que mais venderam em 2021, ela teve um ganho de quase 2% de fatia de mercado. 

Com a saída da Ford da disputa, ela passou a focar apenas em veículos de maior valor agregado e não de volume, os 7% que tinha se “dissolveram” entre outras marcas. Com isso, mesmo perdendo o primeiro lugar, a Chevrolet ainda conseguiu melhorar a participação em 0,05%. Além disso, abriu espaço para a Caoa Chery figurar entre as 10 mais. Confira o Top10 de maior participação de mercado entre as montadoras. 

1ª → Fiat → 18,32%

2ª → Chevrolet → 17,40% 

3ª → Volkswagen → 14,29% 

4ª → Toyota → 9,76%

5ª → Hyundai → 8,89% 

6ª → Renault → 7,30% 

7ª → Jeep → 6,80% 

8ª → Honda → 3,68% 

9ª → Nissan → 2,83% 

10ª → Caoa Chery → 1,91% 

Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).