Por Diário Motor
No próximo dia 19, a Fiat apresentará o Pulse, primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido no Brasil. O modelo, que teve escolha do nome de forma inédita por meio de votação popular, já teve o design revelado no início do ano. Agora, a montadora divulga as informações sobre o propulsor, que inaugura uma nova era na italiana.
A Fiat entra de vez na onda do downsizing dos motores, com caixas menores, porém mais fortes e econômicas. Para o novo propulsor, a marca afirma que será o mais potente do tipo disponível no mercado brasileiro. Batizado de Turbo 200 Flex, ele contará com incríveis 130 cavalos quando abastecido com etanol.
Com gasolina, a nova caixa renderá bons 125 cavalos. O torque também é alto, de 20,4kgfm para ambos os combustíveis, com máxima já em 1.750rpm. A marca afirma que o 1.0 conta com as mesmas tecnologias do 1.3 T270, que equipa a Toro e os Jeeps Compass e Commander.
Assim, o T200 usa um turbocompressor com wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
No Pulse (há expectativas que o novo propulsor, aos poucos, seja introduzido no resto da gama do grupo Stellantis), o T200 seja capaz de levar o SUV do zero aos 100km/l em 9,4 segundos. O motor estará aliado a uma transmissão automática do tipo CVT com sete marchas virtuais, com isso, deve garantir um consumo de cerca de 12km/l na cidade.
O câmbio, também inédito na marca, foi projetado para não ter troca de óleo lubrificante ao longo de toda a vida útil do veículo, o que reduz o custo de manutenção. Na parte da condução, ele possuirá três modos, Automático, Manual (com opção de troca nas borboletas do volante ou pela alavanca) e o Sport, que otimiza a direção do veículo.