Fiat apresenta Strada com câmbio automático, a primeira da categoria

Fiat apresenta Strada com câmbio automático, a primeira da categoria

Pouco mais de um ano da chegada da nova geração, a líder do mercado em 2021 recebe a inédita transmissão CVT e uma nova versão
Fiat Strada Ranch CVT.

Por Diário Motor

No ano passado, a Fiat apresentou a nova geração da Strada. A picape compacta, que é líder disparada da categoria, emplacou tanto em 2021 que assumiu a ponta de todo o mercado automotivo. Agora, a montadora inova mais uma vez, ao lançar uma nova versão da caminhonete com inédito câmbio automático. 

A Strada é a primeira picape compacta do país a contar com transmissão automática. O tipo de câmbio escolhido pela Fiat foi o CVT, o mesmo utilizado no recém lançado Pulse. Mas ao contrário do SUV, a caminhonete contará apenas com motor 1.3, nada de propulsor turbinado, pelo menos não por agora. 

Fiat Strada Ranch CVT.
Fiat Strada Ranch CVT.

Além da nova versão, a marca escolheu a já existente Volcano para ganhar a caixa automática, que com o câmbio CVT, parte de R$ 111.990, e a inédita Ranch, que assume como topo de linha, como na irmã maior, a Toro. A nova configuração mais completa da Strada partirá de salgados R$ 116.990.

O câmbio automático, um desejo dos consumidores da Strada, segundo a Fiat, está aliado ao motor 1.3 Firefly, o mesmo que a picape já utiliza, mas com uma pequena recalibração para se adequar ao Proconve L7. Agora, ele gera 107 cavalos e 13,7kgfm de torque com etanol e 98 cavalos e 13,2kgfm de torque quando abastecido com gasolina. 

Fiat Strada Ranch CVT.
Fiat Strada Ranch CVT.

A transmissão CVT oferece três modos de condução. A automática normal. A Sport, voltado para quem busca uma condução mais ágil. E modo manual, que permite a troca das sete marchas virtuais por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.

A Volcano mantém a mesma lista de equipamentos da versão manual. Ela conta com controles de estabilidade e de tração avançado E-Locker (TC+), assistente de partida em rampa, quatro airbags, câmera de ré, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento e direção elétrica.

Fiat Strada Ranch CVT.
Fiat Strada Ranch CVT.

Ela ainda vem com computador de bordo com display de digital em TFT de 3,5 polegadas, central multimídia com tela de sete polegadas, conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio e duas portas USB e o novíssimo carregador sem fio para smartphones. Além dos básicos vidros e travas elétricas e ar-condicionado. 

A Strada, mesmo com câmbio automático, mantém também as capacidades. Ela tem altura livre do solo entre os eixos de 233mm, ângulo de entrada acima de 23º e saída de 28º. A caçamba, tem 844 litros de volume e pode carregar até 600kg. A tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento e pode suportar até 400kg.

Fiat Strada Ranch CVT.
Fiat Strada Ranch CVT.

Já a nova versão, a Ranch, foca no visual mais ousado, assim como na irmã maior. Externamente, a carroceria conta com skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo da versão ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus ATR de uso misto.

Por dentro, a Ranch vem com painel em dois tons, com elementos marrons ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante. O mesmo tom é visto nas costuras do volante, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos. 

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