Por Diário Motor
No ano passado, a Fiat apresentou a nova geração da Strada. A picape compacta, que é líder disparada da categoria, emplacou tanto em 2021 que assumiu a ponta de todo o mercado automotivo. Agora, a montadora inova mais uma vez, ao lançar uma nova versão da caminhonete com inédito câmbio automático.
A Strada é a primeira picape compacta do país a contar com transmissão automática. O tipo de câmbio escolhido pela Fiat foi o CVT, o mesmo utilizado no recém lançado Pulse. Mas ao contrário do SUV, a caminhonete contará apenas com motor 1.3, nada de propulsor turbinado, pelo menos não por agora.
Além da nova versão, a marca escolheu a já existente Volcano para ganhar a caixa automática, que com o câmbio CVT, parte de R$ 111.990, e a inédita Ranch, que assume como topo de linha, como na irmã maior, a Toro. A nova configuração mais completa da Strada partirá de salgados R$ 116.990.
O câmbio automático, um desejo dos consumidores da Strada, segundo a Fiat, está aliado ao motor 1.3 Firefly, o mesmo que a picape já utiliza, mas com uma pequena recalibração para se adequar ao Proconve L7. Agora, ele gera 107 cavalos e 13,7kgfm de torque com etanol e 98 cavalos e 13,2kgfm de torque quando abastecido com gasolina.
A transmissão CVT oferece três modos de condução. A automática normal. A Sport, voltado para quem busca uma condução mais ágil. E modo manual, que permite a troca das sete marchas virtuais por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.
A Volcano mantém a mesma lista de equipamentos da versão manual. Ela conta com controles de estabilidade e de tração avançado E-Locker (TC+), assistente de partida em rampa, quatro airbags, câmera de ré, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento e direção elétrica.
Ela ainda vem com computador de bordo com display de digital em TFT de 3,5 polegadas, central multimídia com tela de sete polegadas, conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio e duas portas USB e o novíssimo carregador sem fio para smartphones. Além dos básicos vidros e travas elétricas e ar-condicionado.
A Strada, mesmo com câmbio automático, mantém também as capacidades. Ela tem altura livre do solo entre os eixos de 233mm, ângulo de entrada acima de 23º e saída de 28º. A caçamba, tem 844 litros de volume e pode carregar até 600kg. A tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento e pode suportar até 400kg.
Já a nova versão, a Ranch, foca no visual mais ousado, assim como na irmã maior. Externamente, a carroceria conta com skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo da versão ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus ATR de uso misto.
Por dentro, a Ranch vem com painel em dois tons, com elementos marrons ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante. O mesmo tom é visto nas costuras do volante, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos.