Por Diário Motor
Após quase um ano de pequenas revelações a Fiat finalmente apresenta oficialmente o Pulse, primeiro SUV da marca criado, desenvolvido e produzido no Brasil. O modelo chega em três versões com cinco configurações para ser o representante da italiana no segmento queridinho dos consumidores e parte de agressivos R$ 79.990, o que certamente lhe dará o título de utilitário mais barato do país.
Além de ser o primeiro SUV da Fiat feito no Brasil, o Pulse inovou na forma como foi lançado. Primeiro, o modelo foi apresentado ainda sem nome no início do ano durante a final do reality show Big Brother Brasil 21. Logo depois, a marca abriu consulta pública para escolher o nome do utilitário. Com mais de 380 mil votos, tendo Pulse como vencedor.
Depois de ser batizado pelo público, a Fiat promoveu uma websérie para divulgar teasers do utilitário, mostrando aos poucos o visual interno, externo, tecnologias e, por fim, a motorização do modelo, que também é inédita. O Pulse inaugura tanto o motor 1.0 turbo, quanto a novíssima transmissão automática do tipo CVT.
De início, era esperado que o Pulse fosse inspirado no Argo, mas o SUV é tão distinto do hatch, que até a plataforma é diferente. O utilitário inaugura a MLA, ainda mais moderna que a atual MP1. Com isso, além de outros fatores como uso de aços de alta resistência e de itens de segurança avançados, o Pulse tem um visual próprio.
O SUV conta com uma dianteira proeminente, marcada pelo capô alto e pelo para-choque volumoso. A luz de circulação diurna em LED dá uma elegância a mais ao modelo. E, por ser um utilitário, ele tem um bom ângulo de ataque, de 20,5º, o de saída também é bom, de 31,4º. Ele ainda tem até 220mm de vão livre do solo com altura mínima de 196mm.
Os apliques de plástico nas saias laterais, caixas de rodas e nos para-choques apontam o lado mais aventureiro do modelo. O interior também conta com visual próprio, destaque para a gigante tela da central multimídia, o novo volante e, dependendo da versão, o painel de instrumentos totalmente digital. O porta-malas conta com bons 370 litros de capacidade.
Lançando moda
Como falamos, entre as diversas novidades do Pulse, está o motor 1.0 turbo e o câmbio CVT. A caixa de força inédita gera 130 cavalos e 20,5kgfm de torque. Batizado de T200, ele equipa as três versões do SUV, mas a configuração de entrada ainda conta com a opção do propulsor 1.3 firefly de 107 cavalos e 13,7kgfm de torque.
O câmbio automático do tipo CVT tem sete marchas virtuais. Com ele, as versões turbo são capazes de ir do zero aos 100km/h em 9,4 segundos. Ele também está disponível junto com o motor 1.3 (que mostra que outros veículos da marca podem receber a caixa automática). A opção de entrada é equipada com a transmissão manual de cinco velocidades.
As versões com transmissão CVT contam com três modos de condução, a automática normal, manual (onda as sete marchas virtuais podem ser trocadas por meio de borboletas no volante ou pela alavanca do câmbio) e a Sport, que deixa a tocada mais esportiva, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e nas respostas da transmissão.
Completa o conjunto mecânico, a direção elétrica e o sistema TC+, o mesmo que equipa as picapes Strada e Toro (nas versões T270). O componente ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse de superar obstáculos.
As versões
A opção de entrada é a Drive 1.3 manual (R$ 79.990), de série, ela vem com quatro airbags, controles de tração e estabilidade, faróis, lanternas e luz de circulação diurna em LED, auxiliar de partida em rampa, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, TC+, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e central multimídia com tela de 8,4 polegadas, conexão sem fio com smartphones e três portas USB.
A Drive 1.3 com câmbio automático (R$ 89.990), acrescenta, além da transmissão, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos e modo Sport com botão de acionamento no volante. Já a Drive T200 (R$ 98.990), ganha apenas o motor turbinado.
A Drive conta com três pacotes de opcionais, o Pack Connect Me (R$ 3.150), disponível nas duas opções automáticas, acrescenta navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico. O Pack Plus (R$ 4.300) na 1.3, agrega câmera de ré, carregador wireless, chave sensorial, partida remota e pintura bicolor. Já o Pack Plus II (R$ 6.740), na T200, soma roda de 17 polegadas, bancos e volante em couro, assento traseiro rebatível e bipartido e paddle shifters ao primeiro pacote.
O Pulse ainda conta com outra novidade. As versões mais completas inauguram uma nova nomenclatura na marca. A intermediária foi batizada de Audace (R$ 107.990), equipada com o motor 1.0 turbo e o câmbio CVT, ela ganha em relação a Drive, câmera de ré, carregador wireless para smartphones, chave sensorial, partida remota, paddle shifters, volante com revestimento em couro e banco traseiro rebatível e bipartido.
Ela também recebe o inédito conjunto ADAS, que agrega os sistemas AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (alerta de saída de pista) e AHB (comutação automática do farol alto), além de retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e roda de 16 polegadas diamantada. Ele tem dois pacotes, o Pack Design (R$ 5.200) com rodas de 17 polegadas escurecida, bancos em couro e pintura bicolor e o Pack Connect Me (R$ 3.650) com navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1 polegadas.
A topo de linha é a Impetus (R$ 115.990), agrega em relação a Audace bancos em couro, painel de instrumentos 100% digital, faróis de neblina dianteiros, GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de 17 polegadas diamantadas, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor e a central multimídia passa a ter tela de 10,1 polegadas. Como opcional, o Pack Connect Me (R$ 2.650).