Fiat apresenta nova Fiorino com mudanças no visual e no motor

Fiat apresenta nova Fiorino com mudanças no visual e no motor

O modelo, ainda baseado no Uno, se adequa ao Proconve L7, perde potência e ganha novos itens de segurança
Fiat Fiorino 2022

Por Diário Motor

A Fiat apresenta a linha 2022 da Fiorino. Ainda baseada no Uno, mas com plataforma da Strada, a van compacta ganha um novo visual, tem motorização adequada às novas diretrizes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o L7, e ganha novos itens de segurança. 

Presente no mercado brasileiro desde a década de 1980 – há época baseado no 147 – e com mais de dois milhões de unidades vendidas, o modelo, segundo a marca, muda para perpetuar os bons serviços prestados com mais benefícios ao consumidor. A nova Fiorino já está disponível nas concessionárias da marca em versão única, a Endurance por R$ 99.990.

Fiat Fiorino 2022
Fiat Fiorino 2022.

Atualmente, além de ser líder absoluta entre as vans compactas com incríveis 98% do mercado, a Fiorino detém 38% de toda a categoria, das pequenas às grandes. 

Visualmente falando, as mudanças na carroceria focam a dianteira. O furgão ganha novos faróis, que estão mais finos e com máscara negra. A grade, capô e para-choques foram redesenhados e ele ganha o novo logo da marca com o Fiat Flag.

Fiat Fiorino 2022
Fiat Fiorino 2022.

Por dentro, o painel de instrumentos foi redesenhado e ganha computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante tem regulagem de altura e adota o Logo Script. Agora, a cabine é escurecida e tem mais quatro porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros. 

A Fiorino mantém o ultrapassado motor 1.4 Evo, mas reajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve L7. Com isso, ele perdeu potência, caindo de 88 para 86 cavalos e de 12,5 para 12,2kgfm de torque. Mesmo assim, segundo a Fiat, o consumo melhorou 11,8% com gasolina e 8,3% com etanol.

Fiat Fiorino 2022
Fiat Fiorino 2022.

O câmbio manual de cinco velocidades também foi recalibrado. A marca afirma que as segunda e terceira marchas ficaram mais curtas, o que reduz a necessidade de trocas em retomadas e subidas. Já a quinta foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine.

A lista de equipamentos também recebeu melhorias. Na parte da segurança, o furgão ganha controles de tração e estabilidade, sinal de freio de emergência e assistente de partida em rampa. Ele ainda vem com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas.

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