Por Diário Motor
Começa nesta terça-feira (21) a Feira Lat.Bus Transpúblico/Feira Latino-Americana de Transporte 2021 junto com o Seminário Nacional NTU 2021. Organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Público (NTU), o evento é o maior da região sobre o assunto.
A Feira, neste ano em formato totalmente virtual, conta com a participação das principais marcas de ônibus rodoviário e urbano do país, como Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Scania, além de encarroçadoras, instituições financeiras e empresas de soluções de transporte.
Além dos estandes das marcas, nos três dias de feira — a mostra vai até quinta-feira (23) — ocorrerão palestras ao vivo com diversos convidados e vídeos gravados sobre assuntos do setor. Em estandes virtuais, as montadoras apresentam suas linhas voltadas para o transporte de passageiros.
Mercedes-Benz
No estande virtual da alemã, o destaque é a linha de vans de passageiros, com ênfase na Sprinter 19+1, que tem como diferencial a entrada dos ocupantes pela porta dianteira. A partir dos modelos 416 e 516 CDI, a marca oferece mais de 40 configurações possíveis de fábrica com opções de assentos para 9, 15, 17, 19 e 20 passageiros.
A Mercedes-Benz apresenta também o Furgão Vidrado, que tem o mesmo acabamento das vans, porém sem bancos. São três versões de capacidades volumétricas (10,5, 14 e 15,5m³), dando maior flexibilidade ao layout interno para transformação em variadas soluções para transporte de pessoas e para veículos dedicados inclusive à acessibilidade.
Volkswagen
A montadora alemã apresenta novidades relacionadas ao universo dos gigantes do transporte de passageiros. Celebrando 40 anos de Brasil, a VWCO acaba de vencer mais uma licitação do Programa Caminho da Escola para fornecer cerca 2.500 Volksbus 15.190 ODR – ORE3.
No “estande”, o público pode acompanhar os principais produtos da linha de ônibus da marca com motor dianteiro e suspensão pneumática, composta pelos conhecidos 17.230 ODS e 17.260 ODS, e pelos novos integrantes 15.190 ODS e 22.280 ODS.
Scania
A sueca mostra seu amplo portfólio de soluções. No estande, é possível conferir a diversidade de possibilidades que a marca oferece para os clientes de ônibus, que é formado por quase 30 modelos de chassis indicados ao transporte urbano, intermunicipal, fretamento, rodoviário e de turismo.
Para o segmento rodoviário, a Scania conta com a Séries K (motor traseiro) e F (motor dianteiro). Os chassis K podem ser usados em aplicações de curtas, médias e longas distâncias. Já o F é voltado para rotas curtas e médias. As configurações de eixos podem ser 4×2, 6×2 e 8×2, com propulsores de 9 e 13 litros com opções de 250, 310, 360, 400 e 440 cavalos de potência. Ainda há modelos 8×2 double decker, para carrocerias de 15 metros.
Já para a mobilidade, a sueca tem modelos que vão de 12,5 até 28 metros de comprimento, com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. As configurações são com piso baixo, normal, padrons, articulados, biarticulados para corredores exclusivos de sistemas BRT. Também estão no portfólio chassis de 15 metros e 18,6 metros para atender operações mais flexíveis.
Volvo
Para a edição 2021 da LatBus, a principal novidade da sueca é uma inovadora modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal. Esta opção permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato.
De início, a oferta de veículos será limitada, focada nos recém lançados B420R+ e B450R+ (destinados à rotas extensas, que usam versões double decker e low driver para viagens de 400 quilômetros ou mais). Neste formato, o transportador receberá um ônibus completo de imediato, pronto para rodar, pagando apenas um valor mensal.
Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida. Além de não necessitar investir na aquisição do veículo, o transportador tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contrato: devolver o bem ao Banco Volvo ou ofertar uma proposta de compra e permanecer com o veículo definitivamente.