Por Diário Motor
Em 1926, as empresas de dois gênios da história automotiva mundial, Carl Benz e Gottlieb Daimler, a Benz & Co e a Daimler-Motoren-Gesellschaftse se fundiram. Ali nascia a Daimler-Benz, uma dos primeiros grandes grupos automotivos do mundo, tendo na Mercedes-Benz sua maior expoente.
O nome do grupo se manteve inalterado até 1998, quando a alemã comprou a americana Chrysler, passando a se chamar Daimler Chrysler e voltando a ser Daimler AG após a venda da norte-americana em 2007.
Agora, com a entrada bem-sucedida da Daimler Truck no mercado de ações, o grupo finaliza outra alteração – além da separação das divisões de automóveis e caminhões – a empresa passa a se chamar Mercedes-Benz Group AG e renova o foco no negócio automotivo, reforçado pelo novo nome.
Com a mudança de nome da Daimler AG para Mercedes-Benz Group AG, o símbolo da bolsa de valores da empresa também muda de “DA” para “MBG”. Segundo a empresa, não haverá mais mudanças para os acionistas. As ações do Mercedes-Benz Group AG permanecerão listadas no índice de ações DAX da Alemanha.
“A renomeação para Mercedes-Benz Group AG reforça o nosso foco estratégico. Ao fazê-lo, queremos deixar claro onde vemos o núcleo da nossa empresa, construir os automóveis mais desejáveis do mundo. A estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro: mudar o presente para melhor. Queremos continuar esse legado de nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e softwares para veículos”, afirma Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Mercedes-Benz Group AG.
Paralelamente à renomeação, a Daimler Mobility AG, empresa que oferece serviços de mobilidade para automóveis e vans nas áreas de financiamento, leasing e seguros, também está adaptando sua marca, sob o nome Mercedes-Benz Mobility AG.
Dessa forma, a empresa completa seu realinhamento histórico que começou no ano passado e foi aprovado pelos acionistas com esmagadora maioria. Em 10 de dezembro de 2021, a Daimler Truck Holding AG foi lançada como empresa independente na Bolsa de Valores de Frankfurt.
De acordo com a alemã, o novo Mercedes-Benz Group está totalmente concentrado em suas marcas de automóveis e vans Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach e Mercedes-EQ. O Grupo poderá desenvolver plenamente seu potencial econômico no futuro e explorar melhor seus pontos fortes.
Após o realinhamento do Grupo Daimler original, o Mercedes-Benz Group ainda detém uma participação minoritária de 35% na Daimler Truck Holding AG, e desta, cerca de 5% são detidos em seus ativos de pensão.
No Brasil, desde janeiro de 2020, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada seguindo a estratégia global com o foco nos negócios de automóveis de luxo e vans para o mercado nacional.