Por Diário Motor
Com a crise mundial de semicondutores, o mercado automotivo brasileiro passa por profundas mudanças no que refere a lista de modelos mais vendidos. Se nos últimos sete anos o Chevrolet Onix era o líder disparado, neste as coisas mudaram — e bastante, como modelos improváveis assumindo posições mais improváveis ainda.
O modelo de entrada da marca da gravata viu suas vendas despencarem com a suspensão da produção e, com isso, por pouco ele não fica fora do Top10.
Outro veículo que despencou por causa da crise e consequente pausa na linha de produção, foi o Volkswagen Gol. O interminável modelo da VW também quase ficou fora dos dez mais vendidos.
Se tem uma coisa que não mudou foi o domínio, se não no pódio, mas na lista como um todo, dos SUVs. Os utilitários, na sua maioria compactos, contam com incríveis oito representantes.
Um segmento que surpreendeu nestes três primeiros trimestres foi o de picapes, com quatro modelos no Top20. Os sedãs contam com dois representantes e os demais veículos são hatches, sendo dois supercompactos e quatro compactos. Confira o Top20 de mais vendidos.
20º → Chevrolet S10 → 25.956 unidades
19º → Nissan Kicks → 28.055 unidades
18º → Honda HR-V → 28.463 unidades
17º → Volkswagen Nivus → 30.421 unidades
16º → Toyota Corolla → 30.455 unidades
15º → Toyota Hilux → 32.570 unidades
14º → Chevrolet Tracker → 32.598 unidades
13º → Chevrolet Onix Plus → 33.587 unidades
12º → Renault Kwid → 39.776 unidades
11º → Volkswagen T-Cross → 45.001 unidades
10º → Volkswagen Gol → 45.996 unidades
9º → Hyundai Creta → 47.131 unidades
8º → Chevrolet Onix → 47.615 unidades
7º → Jeep Compass → 52.860 unidades
6º → Fiat Toro → 54.647 unidades
5º → Jeep Renegade → 58.672 unidades
4º → Fiat Mobi → 59.521 unidades
3º → Fiat Argo → 65.415 unidades
2º → Hyundai HB20 → 67.146 unidades
1º → Fiat Strada → 85.384 unidades