A Citroen lançou o C3 You em agosto do ano passado para ajudar a compor seu portfólio brasileiro à época apenas o C3 original da 3ª geração e o Aircross que saíu pro mercado em novembro de 2023. Com essa exígua oferta de 2 modelos a marca emplacou 32.272 unidades em 2023, nada mau e mais de 3 vezes os números da crise da covid em 2020, com pouco mais de 13 mil.
A Citroen sempre foi criativa e o You trouxe ao mercado conjunto interessante de um hatch com jeito de SUV, suspensão ligeiramente mais elevada para 18 centimetros mais visual esportivado para justificar e explorar o motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm, injeção direta e sistema MultiAir nas válvulas combinado com o câmbio automático japonês Aisin CVT simulando 7 marchas, tudo isso da Stellantis às qual a marca se uniu em 2021. O conjunto de molas, amortecedores, freios e ajuste da direção elétrica foram todos recalibrados para atender ao desempenho claramente superior.
Peso de 1.115 kg, motor 1.0 turbo de 130 cavalos a etanol, peso/potência de 9 kg/cv, resultado, zero a 100 km/h em apenas 8,4 segundos dados da fabrica, velocidade máxima de 194 km/h, preço R$ 100.990, 00, em resumo, o carro turbo mais barato do país, um dos compactos mais rápidos e um dos automáticos mais acessíveis do mercado.
Mas tudo isso tem seu preço, o Inmetro mede 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol, com gasolina, 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. O acabamento interno também não é padrão para um esportivo, a lista de equipamentos também poderia ser maior, painel digital simples e sem conta-giros mas a multimídia de 10” reúne os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones, através do Android Auto e o Apple Carplay.
Com ou seu YOU, adicionando o Basalt no final do ano e com iniciativas promocionais inteligentes, a Citroen fechou 2024 emplacando 33.885 unidades e segue 6.008 no primeiro bimestre de 2025, um ritmo compatível com a média do ano passado. E sem o faturamento adicional do Basalt que foi lançado apenas no final do ano.