Por Diário Motor
A Citroën apresenta a nova geração do C3. Completamente renovado, o hatch com ares de mini SUV chega no primeiro semestre de 2022 e faz parte da ofensiva “C-Cubed” da marca, que prevê o lançamento de três veículos com foco no mercado internacional até 2024.
Segundo a francesa, os futuros veículos da marca serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento da empresa, com carros modernos, de qualidade e estilo atraente.
Produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real no interior do Rio de Janeiro, o novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. A marca mira um dos segmentos de maior sucesso na região, o B-Hatch, responsável por 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina em 2020.
A reformulação do hatch foi grande. Agora, ele conta com um capô elevado e um visual que reforça a impressão de largura, a grade conta com dois filetes cromados que une os chevrons (logo da marca) aos faróis e a luz de circulação diurna.
O para-choque proeminente e as molduras das caixas de rodas junto com os airbumps laterais e a coluna C larga dão ao hatch um ar de SUV. As rodas grandes, a altura livre do solo elevada, as barras de teto também são elementos inspirados nos utilitários esportivos.
De acordo com a marca, a altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo.
Para o novo C3, a Citroën aposta na customização. Além da clássica variação de cores, ele contará com carroceria em dois tons, com uma linha de separação nítida entre a carroceria e o teto, possibilitando treze opções diferentes de estilo.
Por dentro, a marca afirma que o painel horizontal transmite uma boa sensação de espaço, graças à longa distância entre eixos, oferecendo uma boa habitabilidade, com destaque para a tela da central multimídia, de 10 polegadas.
A montadora ainda não revelou os demais detalhes do novo C3, como motorização, versões, lista de equipamentos ou preços. É possível que ele receba o novo motor 1.0 turbo da Stellantis, que estreará no Fiat Pulse, e deve equipar outros modelos do grupo.