Por Diário Motor
Em julho, a Chevrolet informou que lançaria, ainda neste ano, quatro novos veículos. Os modelos foram divulgados aos poucos e o primeiro deles já está em pré-venda, a nova geração do 100% elétrico Bolt. O segundo, acaba de ser lançado oficialmente, a versão aventureira Z71 da S10.
A Z71 vem para ampliar o leque de configurações da S10 e, segundo a marca, se diferencia por um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. Ela fica posicionada abaixo da LTZ, ou seja, é uma versão intermediária. Partindo de R$ 260.490, ela chega para “brigar” com outras rivais aventureiras, como a Nissan Frontier Attack e a Ford Ranger Storm.
Ainda de acordo com a GM, o propósito da Z71 é fortalecer ainda mais a marca, trazendo um outro perfil de consumidor, ainda que ele também se identifique com os valores do campo ou enxergue a picape como parte do seu estilo de vida.
Concebida pelos times de desenvolvimento de produto da GM dos Estados Unidos e do Brasil, ela tem mais de 20 itens de personalização. Tudo isso deixa o veículo com um aspecto realmente customizado. Destaque para os equipamentos criados para a nova versão, como santo-antônio e estribos tubulares, molduras de proteção nos paralamas e os pneus “all-terrain”.
Como as outras versões — que agora são cinco (LS, LT, Z71, LTZ e High Country) — a nova utiliza o já consagrado conjunto mecânico da S10, com motor 2.8 turbo diesel de 200 cavalos, transmissão automática de seis velocidades, direção elétrica e tração 4×4.
A dianteira da Z71 se diferencia pelo conjunto óptico com faróis de máscara negra contornados por LED, que ressaltam a esportividade ao mesmo tempo que agregam um ar mais tecnológico ao veículo. A grade toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo ressalta a força do conjunto.
A cor preta aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio de 18 polegadas e até em acabamentos na parte traseira, incluindo os letreiros que identificam a configuração do veículo.
Na lateral da picape, outro diferencial são as molduras “flutuantes” nos paralamas, que parecem deixar o veículo mais largo e elevado em relação ao solo. A peça foi originalmente pensada para proteger a lataria principalmente em trilhas de mata fechada.
Outros elementos únicos ajudam a reforçar a identidade da Z71. Entre eles os estribos, que servem de degrau para facilitar o embarque à cabine e para proteger a parte inferior contra impactos em trilhas pesadas, e o santo-antônio de estilo tubular, muito comuns em veículos de rally ou voltados para esportes de aventura.
Já o santo-antônio estendido permite mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga, de uma moto cross até uma barraca de camping. Para receber a grande peça metálica, a caçamba ganhou apoios adicionais. As lanternas escurecidas também foram especialmente desenvolvidas para a S10 Z71, que traz ainda a gravata preta, própria de versões especiais da Chevrolet.
Por dentro, também há detalhes customizados. Os apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto para contrastar com os detalhes em cinza acetinado presentes na cabine. O volante conta com revestimento premium, assim como os bancos.
Apesar de intermediária, a Z71 tem uma boa lista de equipamentos, principalmente quando comparada com as principais concorrentes. De série, ela vem com bancos em couro, ar-condicionado, central multimídia com tela de sete polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, capota marítima.
Na parte da segurança, ela conta com seis airbags, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, luz de circulação diurna em LED, faróis com ajuste elétricos, câmera de ré e sensor de estacionamento, auxiliares de partida e de descida em rampa e pneus “all-terrain” específicos para a Z71.