BMW i4 e iX surgem na Europa e já estão confirmados para o Brasil

BMW i4 e iX surgem na Europa e já estão confirmados para o Brasil

Apresentados mundialmente, os elétricos serão lançados em novembro no Velho Continente e logo após por aqui
BMW iX e i4

Por Diário Motor

A BMW apresenta os novos modelos 100% elétricos da marca, o i4 e o iX. Antes previstos para 2022, o SUV e o gran coupé serão lançados em novembro na Europa e já estão confirmados para o Brasil, ainda sem uma data prevista. 

“A revolução elétrica está em nosso DNA e agora inicia mais uma fase no Brasil, acelerando o ainda mais o ‘Prazer de Dirigir’ elétrico no país. Os novos iX e i4 chegam com foco nos desejos do cliente brasileiro que ama tecnologia, design e esportividade, agora também elétrico. Este é o primeiro passo em uma nova revolução elétrica”, aponta Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW no Brasil

BMW i4
BMW i4

O i4 conta com dois modelos, sendo o M50 o primeiro veículo totalmente elétrico feito pela BMW M GmbH, a divisão esportiva da alemã. Os motores montados nos eixos dianteiro e traseiro geram 544 cavalos e insanos 81kgfm de torque. Como um legítimo esportivo da marca bávara, a maior parte da força foca na traseira. 

Toda essa força extrema provida pelos motores elétricos permite o gran coupé ir do zero aos 100km/h em 3,9 segundos. A autonomia é de cerca de 510 quilômetros no ciclo WLTP, com consumo entre 19 e 24kWh a cada 100 quilômetros rodados.

BMW i4
BMW i4

O gran coupé terá também uma versão menos arisca, a eDrive40. De tração traseira, o conjunto elétrico gera 340 cavalos e 42,8kgfm de torque, o que permite uma aceleração de zero a 100km/h em 5,7 segundos. O alcance máximo é ainda maior que o do M50, de 590 quilômetros, com consumo de energia de 16 e 20kWh a cada 100 quilômetros. 

As baterias do i4 ficam entre os eixos do veículo, uma solução que, segundo a marca, assegura o menor centro de gravidade possível. A quinta geração do conjunto de potência eDrive permitiu uma série de evoluções. 

BMW i4
BMW i4

A recarga é a mais rápida possível graças à possibilidade de se carregar as baterias em estações ultra rápidas com capacidade de admissão de energia de até 200kW. Neste modo, é possível recarregar as baterias de 10% a 80% em apenas 31 minutos.

O iX é o utilitário elétrico que une a funcionalidade do X5, o dinamismo do X6 e a aparência do X7. Assim como o gran coupé, o SUV conta com duas versões, a xDrive 50 de 523 cavalos e 78kgfm de torque, zero a 100km/h em 4,6 segundos, autonomia de 630 quilômetros e com consumo entre 19,8 e 23kWh a cada 100 quilômetros. 

BMW iX
BMW iX

A opção “mais mansa”, a xDrive 40, tem 326 cavalos de potência, torque de 64,2kgfm, zero a 100km/h em 6,1 segundos, consumo de energia entre 19,4 e 22,5kWh a cada 100 quilômetros e autonomia máxima de 425 quilômetros no ciclo WLTP. A marca apresentará uma versão ainda forte, a M60, com potência ultrapassando os 600 cavalos.

O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e no i4. Personalizáveis de acordo com o gosto do motorista, as telas do ID8 têm alta resolução e dispõem a quantidade certa de informações, exibidas de maneira atraente e intuitiva. 

BMW iX
BMW iX

Em nome da personalização total, agora é possível dar um nome para o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do contínuo desenvolvimento do BMW iDrive. Esses novos recursos são regularmente atualizados por meio de upgrades remotos.

O iX é o primeiro veículo premium equipado mundialmente com 5G, algo que se soma a outros recursos de ponta. A navegação usa realidade aumentada para reforçar graficamente as imagens exibidas pelas câmeras do modelo, exemplos de uma saída que você precisa pegar ou uma conversão de esquina.

BMW iX
BMW iX

Até mesmo o interior pode ser monitorado. Uma câmera interna permite capturar momentos com a família e amigos, como também serve como uma segurança extra ao monitorar qualquer tentativa de invasão ou roubo do veículo. 

Outra tecnologia inédita é a possibilidade de gravar os últimos 200 metros exigidos para uma manobra. Com a ajuda de sensores e câmeras por todos os lados, o iX consegue repetir o percurso e estacionar quase que sozinho.